"E mais que uma onda, mais que uma maré/ Tentaram prendê-lo impor-lhe uma fé/ Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade/ Vai quem já nada teme, vai o homem do leme". Os versos de "O Homem do Leme" já foram e continuam a ser cantados por milhares de pessoas. Desta vez, foram dezenas de crianças da escola EBC 01 Viqueque, em Timor, a dar voz ao tema dos Xutos e Pontapés, para homenagear Zé Pedro.

O vídeo foi publicado no Facebook por Tim, vocalista da banda, e já soma centenas de partilhas na rede social. "Homenagem emocionante" ou " tão bonita esta homenagem" são alguns dos comentários deixados pelos fãs dos Xutos.

Veja no vídeo a homenagem:

O guitarrista dos Xutos e Pontapés morreu no final de novembro, aos 61 anos.  No final na década de 1970, Zé Pedro, com Zé Leonel e Paulo Borges, criou a banda Delirium Tremens, que mais tarde passou a chamar-se Xutos & Pontapés, com a entrada de Kalú e de Tim, para o lugar de Paulo Borges.

O primeiro concerto dos Xutos & Pontapés realizou-se a 13 de janeiro de 1979, nos Alunos de Apolo, em Lisboa.

Os Xutos & Pontapés vão subir ao Palco Mundo da oitava edição do Rock in Rio Lisboa. A banda atua a 29 de junho no Parque da Bela Vista, no mesmo dia dos James, The Chemical Brothers, The Killers, Manel Cruz e dos Capitão Fausto.

Segundo a organização, os Xutos & Pontapés estão a preparar um espetáculo especial para a Cidade do Rock e que "levará a plateia a celebrar quase 40 anos da banda", com viagens pelo "passado, o presente e o futuro do maior grupo de rock português".

Esta é a 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa e a 8.ª vez que os Xutos & Pontapés sobem ao Palco Mundo da Cidade do Rock para um concerto recheado de hits e também de músicas novas, entre as quais "Fim do Mundo", apresentada esta semana.

Sobre o novo tema, Tim, um dos nomes mais emblemáticos da banda, afirmou que "certas coisas impõem-se por si, esta canção é uma delas. Neste tema, o Zé Pedro já não toca… É sobre a fragilidade da vida. Foi de escrita imediata, uma compressão do percurso que dizem que nos passa pelos olhos em certo momento. A produção do João Martins ajudou a criar uma atmosfera especial, solitária, que serve a canção, que é tão simples”.

Veja aqui a apresentação em direto do novo espetáculo dos Xutos & Pontapés:

O concerto ficará, também, marcado por um momento de celebração a Zé Pedro, fundador e guitarrista dos Xutos & Pontapés e uma das figuras mais carismáticas do rock nacional.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.