"Como sou uma celebridade, todos me disseram para não declarar de quem gostei nos debates, mas gostei muito da sua posição", disse o cantor num longo discurso feito no palco em San José, Califórnia, na noite de quinta-feira, provocando sonoras expressões de desaprovação e duras reações nas redes sociais.

West disse que Trump, que fez campanha contra os imigrantes e ganhou o apoio dos trabalhadores brancos, pode favorecer a mudança ao mostrar o racismo.

"Se as pessoas são racistas e se sentem mais inspiradas para dizer como se sentem, estão a mostrar-se", afirmou o cantor.

"Aos negros: parem de se concentrar no racismo. Esse mundo é racista, não é? Não vamos continuar a distrair-nos, colocando tanta atenção nisso", pediu.

West disse no ano passado que planeia disputar a Presidência dos Estados Unidos em 2020. "Não digo 2020 por falta de respeito para com o nosso presidente, nem nada, mas apenas porque tenho algumas ideias sobre a maneira de como podemos relacionar-nos", disse durante o concerto em San José.