O músico Rodrigo Serrão, a cantora Liana e o agrupamento Manouchka constituem o cartaz do primeiro Festival Mundo de Música, que se realiza em abril, no auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.

“Este é um festival de músicas do mundo, que visa abarcar e dar a conhecer diferentes expressões musicais, como o fado ou moderna criação contemporânea, como é o caso de Rodrigo Serrão”, segundo nota da produção enviada à agência Lusa.

O festival abre no dia 27 de abril, com a fadista Liana, que fez parte do projeto Stockholm Lisboa Project, no âmbito do qual recebeu o Songlines Music Award, em 2010, e o prémio da crítica alemã, em 2009.

Liana venceu por duas vezes a Grande Noite do Fado de Lisboa, em juniores e seniores, e segundo a mesma fonte conquistou 13 concursos de Fado em Portugal.

Em 2000, a intérprete venceu o Festival RTP da Canção, com o tema "Sonhos Mágicos", e, posteriormente, desempenhou o papel de “Amália Rodrigues jovem” em “Amália, o musical”, de Filipe la Féria, pelo que recebeu o Prémio Pateota.

No dia seguinte, sobe ao palco do Lobo e Silva o grupo Manouchka, liderado pelo músico Nuno Marinho, numa homenagem ao guitarrista francês, nascido na Bélgica, de etnia cigana, Django Reinhardt (1910-1953).

“Manouchka é sinónimo de ‘gypsy jazz’”, segundo a organização, referindo que Nuno Marinho, para este espetáculo, convida “múltiplos instrumentistas nacionais e internacionais a fazerem de uma arte ‘vintage’ musical”.

Rodrigo Serrão, que o ano passado editou o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Stick to the Music", encerra o festival, no dia 29, atuando com o seu ‘chapman stick’, instrumento musical que, em declarações à Lusa, definiu como “um piano, uma guitarra, um contrabaixo e uma harpa todos combinados num único instrumento".

O músico que acompanhou, entre outros, a fadista Katia Guerreiro, é o primeiro músico português a utilizar o 'chapman stick', instrumento criado pelo músico de jazz Emmett Chapman, nascido há 80 anos nos Estados Unidos, embora o primeiro português a ter um tenha sido o músico Ricardo Mendes, 'stickista' do Porto.

“Stick to the Music” é também o primeiro CD em que Rodrigo Serrão dá a conhecer a sua voz, logo no primeiro tema, “Hei-de Amar-te a Vida Inteira”, cuja interpretação partilha com Fernanda Paula.