O cantor americano Lionel Richie será a Personalidade do Ano na próxima cerimónia dos Grammys, que se realiza em fevereiro de 2016 em Los Angeles, anunciou a organização.

Em comunicado, a Academia Fonográfica sublinhou os "importantes feitos criativos" do artista ao longo dos anos, que lhe renderam quatro Grammys.

As várias iniciativas de solidariedade de Richie também foram elogiadas pela organização. De relembrar que o cantor tem apoiado a luta contra a Sida, contra a pobreza e tráfico de seres humanos.

"É um verdadeiro privilégio homenagear Lionel, cujos trabalhos musicais e as atividades humanitárias tocaram milhões de pessoas no mundo", destacou Neil Portnow, diretor da Academia americana e da Fundação MusiCares, que entrega o prémio.

A cernimónica de homenagem a Lionel Richie vai decorrer no dia 13 de fevereiro, dois dias antes da 58ª edição dos Grammy, na qual vão atuar os Lady Antebellum, Pharrell Williams, entre outros artistas.

O cantor de 66 anos disse que se sente "muito orgulhoso" por receber este prémio. "Pelo que sei, esta é a maior honra da indústria musical porque significa que temos uma carreira. Sobreviveu à travessia", confessou.

Lionel Richie, mago do soul, do funk e do R&B,  atuou recentemente em Portugal, no EDP Cool Jazz Fest. "Truly", "Hello", "All Night Long", "You Are", "Dancing On The Ceiling" ou "Endless Love" são alguns dos grandes sucessos do cantor.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.