Os livros "01Textos", "02Textos" e "03Textos", publicados pela editora Parceria AM Pereira, e prefaciados e organizados por Carlos Campos Morais, serão lançados numa sessão às 18:00 de hoje com a presença do autor, Álvaro Siza.

Nos textos, o arquiteto nascido em 1933 e detentor do Pritzker 1992 aborda inúmeras temáticas, desde a escultura, a pintura, o cinema, o ballet, a literatura, ou a poesia.

Os três volumes, cuja apresentação estará a cargo do arquiteto António Choupina, percorrem uma ordem cronológica, sendo o primeiro, o mais volumoso, entre 1963 e 2008, agora reeditado, mas revisto, e os restantes até 2018.

"Siza, como Almada Negreiros, tocou, toca, várias artes, sendo dominante, iniludivelmente, a arquitetura", aponta o prefácio de Carlos Campos Morais.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza tem desenvolvido uma atividade por múltiplas expressões artísticas, desde o desenho, azulejaria, tapeçaria, escultura, design de móveis e objetos, joalharia, e o grafismo.

A expressão escrita, "tão singular como a arquitetónica, encontra-se no registo de infindáveis entrevistas, de conferências, palestras, discursos de aceitação de doutoramentos honoris causa ou outros, suportes multimédia, catálogos, livros diversos, etc., onde se encontra e se partilha a sua experiência, as suas dúvidas, o seu traço e o seu génio e onde permanecerá para memória futura", acrescenta o prefaciador.

Álvaro Siza Vieira estudou na Escola de Belas Artes do Porto, onde foi professor, e tem projetos desde a Ásia à América Latina, e na Europa, tendo assinado em Portugal obras emblemáticas como, entre outras, o Pavilhão de Portugal, e a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruída depois do incêndio de 1988, e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.