“É um regresso a Portugal, depois das triunfantes apresentações, no ano passado, em que esgotou, com várias semanas de antecedência, os Coliseus de Lisboa e do Porto”, disse à agência Lusa fonte da promotora.

Segundo Ludovico Einaudi, “Elments” resulta "de um desejo de recomeço, de seguir um diferente percurso de consciência".

O álbum foi gravado em Langhe, uma região rural da província do Piemonte, no noroeste de Itália, e foi, segundo o compositor, "uma experiência única, acompanhada pelos ritmos pulsantes de uma primavera explosiva".

O compositor Ludovico Einaudi afirmou à agência Lusa que "Elements" se inspira "nos diversos elementos conceptualizados, desde a criação mitológica grega à geometria de Euclides", passando pelo que "Kandinsky refletiu sobre a arte".

"Elements" é constituído por 12 peças, todas instrumentais, e conta, em algumas delas, com a colaboração do 'ensemble' Parco della Musica Contemporanea e da Amesterdam Sinfonietta.

Einaudi apresenta-se maioritariamente ao piano, mas também com guitarra elétrica e piano elétrico 'rhodes'.

Ao piano, a solo, o músico italiano gravou "ABC" e "Song for Gavin" - a primeira, uma "tentativa de expressar uma ideia simples", enquanto a segunda é "uma peça escrita em memória de um amigo que morreu este ano".

Relativamente às composições em que junta piano, cordas, percussão, guitarra e eletrónica, "a ideia foi tornar um processo científico numa peça musical", disse à agência Lusa o compositor de 60 anos.

"O que pretendi foi criar uma série de peças, tendo em mente pessoas que conceptualizaram os diferentes elementos nas diferentes áreas, como o [pintor] russo Kandinsky", disse o compositor, que fez os primeiros planos para este disco há quatro anos.

"Todavia, de uma forma concreta, e mais concentrado, comecei a trabalhar no disco em março do ano passado e terminei em junho último", precisou o músico, que gravou na sua própria casa.

O músico realçou à Lusa ter desenhado a capa do álbum, com "uma grande variedade de símbolos e ilustrações que ecoam a música que se ouve", explicou.

"Numbers", "Logos", "Twice", "Petricor" e "Elements" são alguns títulos das composições que constituem o disco editado pela Universal Music.

Ludovico Einaudi estudou no Conservatório Verdi, em Milão, no norte de Itália e, posteriormente, na década de 1980, com o compositor Luciano Berio (1925-2003).

Compôs para bandas sonoras de filmes e minisséries televisivas como "Acquario" (1996), que lhe valeu o prémio Grolla d'Oro.

O músico e compositor tem editados cerca de 25 álbuns, ao piano ou com orquestra, 12 deles de estúdio, entre os quais "Nightbook", "Luce dei miei occhi" e "In a time lapse".

Das gravações ao vivo constam os concertos no Royal Albert Hall, em Londres, ou no Alla Scala, em Milão.