O ator norte-americano Ed Asner morreu este domingo, 29 de agosto, em Los Angeles, aos 91 anos. A causa da morte não foi revelada.

"Lamentamos dizer que o nosso amado patriarca faleceu esta manhã pacificamente. Palavras não podem expressar a tristeza que sentimos", escreveu a família nas redes sociais.

Ed Asner alcançou grande popularidade pelo papel do editor Lou Grant na sitcom "The Mary Tyler Moore Show", exibida entre 1970 e 1977. O sucesso foi tanto que o ator  protagonizou o segundo spin-off da série, "Lou Grant", que se desviou da comédia para o drama e contou com cinco temporadas entre 1977 e 1982.

Disney Pixar revela segredos nos seus filmes
Disney Pixar revela segredos nos seus filmes

Também emblemático no seu currículo, décadas mais tarde, foi Carl Fredricksen, protagonista do filme de animação "Up - Altamente" (2009), da Pixar, à qual deu voz. A personagem vai regressar, mais uma vez com a sua voz, na série "Dug Days", spin-off que se estreia ainda em 2021 na plataforma de streaming Disney+.

Nos últimos anos, Asner continuou a ser visto em séries como "Grace and Frankie", "Dead to Me" ou "Cobra Kai", depois de ter tido dezenas de papéis no pequeno e no grande ecrã ao longo de oito décadas. Recentemente também tinha tido participações especiais em "MacGyver", "Doom Patrol" ou "Uma Família Muito Moderna".

Nascido em Kansas City em 1929, Asner  começou a carreira no teatro e estrou-se na televisão na década de 1950. Ganhou sete Emmys, sendo o ator mais galardoado da história dos prémios televisivos, e presidiu o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG) de 1981 a 1985.