"A Sociedade Filarmónica de Viena está de luto pelo falecimento do seu membro honorário Georges Prêtre", publicou a instituição, que inclui a Orquestra Sinfónica de Viena, no seu site.
Georges Prêtre faleceu em Navès, no sudoeste de França, onde morava na sua propriedade do castelo de Vaudricourt, informou a Brigitte Baux, responsável pela área de cultura em Viena e que organizava, com frequência, eventos com o grande maestro.

Nascido no norte de França a 24 de agosto de 1924, Prêtre entrou aos 15 anos para o Conservatório de Paris. Boa parte da sua carreira foi construída no estrangeiro, sobretudo, em Viena, onde foi o "primeiro diretor convidado", de 1986 a 1991, da Orquestra Sinfónica.

O maestro conduziu duas vezes - em 2008 e em 2010 - o prestigiado concerto de Ano Novo na Filarmónica de Viena, transmitido anualmente em direto na televisão para mais de 90 países.

Também dirigiu algumas das maiores orquestras do mundo - de Chicago à Metropolitan Opera de Nova Iorque, passando pela Scala de Milão e pela Orquestra Filarmónica Real de Londres.

Em 2013, conduziu a Filarmónica de Viena no Teatro dos Champs-Élysées em Paris, num repertório que incluiu Ravel, Beethoven e Strauss.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.