"Não somos Djs mas damos Baile". É assim que a dupla do projeto Insert Coin se apresenta. Desde 2013, Joel Rodrigues e João Paulo Sousa têm animado o país com espetáculos sem barreiras entre quem põe música e o público: "Da primeira à ultima pessoa. Dos 8 aos 80! Ou melhor… dos 8 aos 90! Somos dois amigos e vamos levar-te numa viagem que vai passar tanto pelo melhor como pelo mais 'caricato' dos anos 90 e início de 2000", prometem na apresentação do projeto nas redes sociais.

Em conversa com o SAPO Mag, João Paulo Sousa, apresentador da SIC e SIC Radical, relembra que tudo começou em 2013. "Eu e o Joel em 2013 e 2014 fizemos um espetáculo que percorreu o país, com convidados como António Raminhos, Blaya, João Paulo Rodrigues, Pedro Fernandes, Claudia Pascoal, etc, etc. Um espetáculo com vídeos da net e atuações musicais. E a parte musical sempre nos ficou na cabeça e dizíamos que haveríamos de fazer um espetáculo só com música", explica.

"Mas em vez de criarmos algo para ser visto em teatro queríamos que fosse num formato que chegasse a mais pessoas mais facilmente. Numa mítica noite em que saímos juntos percebemos que estávamos rodeados da mesma música a tocar em todo o lado... e foi aí decidimos fazer alguma coisa com isso", conta João Paulo Sousa, lembrando que "roubaram" o lugar ao DJ da noite. "Conhecíamos o DJ , fomos para o lugar dele e começámos a passar coisas que realmente gostávamos… De Nirvana a Quim Barreiros, de Da Weasel a Spice Girls… e foi nessa noite que nasceu o que mais tarde se veio a chamar Insert Coin. Um espetáculo com um apresentador e um humorista que adoram musica e que adoram divertir pessoas".

 Insert Coin

E porquê Insert Coin? "Insert Coin está muito ligado ao universo que temos em palco: anos 80/90/2000. À cultura do arcade, dos videojogos e do 8bit… provavelmente fomos buscar o nome a alguma máquina de flippers que vimos numa reunião de brainstorm", conta.

É um espetáculo que tem como único objetivo que todos se divirtam. Dos 8 aos 80… A nossa missão é animar os que se juntam ao nosso #Baile com músicas que todos conhecem mas que não ouvem todos os dias… ou que já nem ouviam há anos! Porque como gostamos de dizer: 'não somos DJs mas damos Baile'", acrescenta.

Cada espetáculo é diferente, garante a dupla. "Não há um alinhamento igual para todos os espetáculos. Todos os dias tentamos melhorar o espetáculo em alguma coisa, acrescentar momentos que envolvam o público todo, adicionar vídeos - criámos recentemente dois falsos intervalos (formato vídeo) que têm sido um sucesso", explica João Paulo Sousa ao SAPO Mag.

"Adoramos todas as mensagens que recebemos no final de cada espetáculo. As partilhas, os likes no Facebook e Instagram… mas o verdadeiro feedback é imediato e esta à nossa frente durante o espetáculo. Já atuámos para 50 pessoas (em atuações privadas para empresas) e já atuámos para 20 mil pessoas… e a alegria que deixámos no público é que é o nosso verdadeiro feedback. E felizmente temos recibo ótimo feedback", remata.

Veja aqui todos os espetáculos da dupla.