Nuno Ribeiro é uma das novas revelações da música nacional e 2019 promete ser o ano de afirmação. O jovem músico, natural do Porto, estreou-se no ano passado com os singles "Tu" e "Longe", e lança agora "O Que Fomos", com a participação especial de David Carreira.

O novo tema que está disponível em todas as plataformas digitais, com o selo Warner Music Portugal, conta com letra de Nuno Ribeiro e David Carreira. Já a música resultou da colaboração de Nuno Ribeiro, Vitor Silva e David Carreira.

Em entrevista ao SAPO Mag, o músico recorda como nasceu o seu novo single. "Estava com o David Carreira a trabalhar no disco dele e ele veio cá ao Porto. Entretanto, disse-lhe: 'tenho aqui uma música, se tu gostares... ela não vai para o teu álbum, vais ter de entrar no meu. E ele ouviu e ele ficou logo entusiasmado. E tudo aconteceu muito rápido", conta o jovem ao SAPO Mag, lembrando que as vozes foram gravadas na mesma semana.

Veja o videoclip:

"Já tínhamos esta música gravada há muito tempo, antes da 'Longe' sair. Decidimos que a 'Longe' deveria sair primeiro porque ainda estava numa fase inicial e era importante lançar músicas sozinho e não duetos. Mas agora que a 'Longe' está a chegar aos três milhões de visualizações, chegou a altura de lançar este single com o David", relembra.

Para Nuno Ribeiro, trabalhar com David Carreira é "espetacular". "Conhecemos-nos quando eu estava a trabalhar com o Mickael Carreira, ele entrou no estúdio e o Mickael disse-lhe que devia trabalhar comigo. Eu notei que ele ficou na dúvida, mas passado uns tempos ligou-me e a partir daí começamos a trabalhar os dois", conta o músico, frisando que o trabalho deu origem a uma grande amizade.

NUNO RIBEIRO
créditos: Ricardo Constantino

Em conversa com o SAPO Mag, lembra ainda que sempre esteve ligado ao mundo da música. "A minha ligação à música começou desde muito cedo. Tinha alguns familiares que já gostava de música e desde pequeno que faço as minhas próprias músicas, sempre na brincadeira. Mas sempre quis participar num programa e fui ao 'The Voice'. E tudo começou a partir daí - quando sai do programa, criei contactos na música", recorda.

"Nunca me imaginei a fazer outra coisa. Se alguém me perguntasse se eu gostava de fazer outra coisa, dizia que não. Sempre cantei para as pessoas, sempre estive ligado à música", acrescenta.

Nuno Ribeiro participou no programa de talentos da RTP1 aos 16 anos. "A participação no 'The Voice' ajudou, claro. Apesar de gostar muito de música e de querer fazer música, é sempre complicado e há sempre dúvidas. E como a participação no 'The Voice' e com o reconhecimento que ganhei na altura, deu para perceber que era possível. Depois conheci pessoas dentro do meio e isso foi crucial para levar tudo mais a sério e começar a fazer isto como carreira", frisa.

NUNO RIBEIRO
créditos: Arlindo Camacho

Para Nuno Ribeiro, trabalhar com outros artistas é fundamental para enriquecer o seu trabalho. "No início do meu álbum, senti que estava num círculo vicioso - tinha as minhas letras, tinha as minhas melodias... mas andava tudo à volta do mesmo. Mas quando comecei a criar ligação com outros artistas, isso ajudou-me a chegar a outros géneros e a outros estilo. Isso fez com que o meu álbum também ganhasse vida".

Depois de três singles, Nuno Ribeiro está prestes a fechar o seu primeiro disco. "O disco já poderia estar fechado, mas com tudo o que está a acontecer agora... ainda não consegui. Estou numa fase final e ainda vai sair este ano. Ainda não tenho uma data, mas será este ano", promete. "Já podia ter o álbum fechado no ano passado, mas tenho um defeito: eu farto-me rápido de algumas canções que faço. Isso faz que coloque algumas de lado e faça outras. Isso não me deixa acabar. Mas nesta fase final tive pressão do meu produtor e da editora e isso foi bom", acrescenta.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.