Depois de dois adiamentos devido à pandemia da COVID-19, esta quarta-feira, dia 25 de agosto, a organização do EDP Vilar de Mouros reconfirmou o cartaz para a próxima edição do festival.

Placebo, Limp Bizkit, Iggy Pop, Bauhaus, Suede, Wolfmother, Hoobastank, Gary Numan, Battles, The Legendary Tigerman e Tara Perdida vão atuar na edição de 2022 do festival, que se realiza nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

O primeiro festival de música do país, que ainda hoje goza da fama do "Woodstock" à portuguesa, aconteceu em 1971 em Vilar de Mouros, tendo sofrido um interregno de oito anos, entre 2006 e 2014.

A 1.ª edição de 1971, lançada pelo médico António Barge, contou com a presença, entre outros, de Elton John e Manfred Mann.

O Festival Internacional de Música Moderna Vilar de Mouros, realizado em pleno Estado Novo, no verão de 1971, recebeu, além das estrelas internacionais, alguns dos mais importantes artistas nacionais de então, como o Quarteto 1111, Duo Ouro Negro e Amália Rodrigues.

“Foram três fins de semana que mudaram a história da música ao vivo em Portugal para sempre e estabeleceram o modelo de festival de verão nacional, inspirado no Woodstock - como assumiu o fundador Doutor António Barge -, alavancando a criação de um circuito de festivais em Portugal nas décadas seguintes, já em democracia”, adianta a nota.