Nas semanas seguintes à morte de Prince, várias agências de informação avançaram que as autoridades encontraram medicamentos à base de ópio, usados para aliviar a dor, na casa-estúdio do músico. Segundo a AP, a teoria foi agora confirmada e pelos resultados da autópsia.

Prince foi encontrado morto na sua casa-estúdio Paisley Park no dia 21 de abril. Segundo o Star Tribune, citado pelo The Washington Post, o cantor teria uma consulta marcada para o dia seguinte com um especialista em adição em opiáceos.

Howard Kornfeld, especialista em opiáceos, terá sido contactado no dia 20 de abril devido a uma "emergência médica". "O médico estava a preparar um plano de salvamento", revela o procurador William Mauzy, acrescentando que foi o filho do especialista que encontrou o corpo de Prince.

Os responsáveis pela investigação levaram a cabo perícias juntamente com a Agência de Controlo de Drogas (DEA – Drug Enforcement Administration), que vai também analisar a origem dos medicamentos e em que condições foram adquiridos.

Nascido em Minneapolis, em 1958, Prince Rogers Nelson era considerado um dos nomes mais influentes da música pop, citado por dezenas de artistas pelo talento e capacidade criativa, abrangendo diversos estilos musicais, em particular soul, funk e R&B.