Segundo o Teatro Viriato, serão apresentadas as coreografias “Treze gestos de um corpo”, “Será que é uma estrela?”, “Herman Schmerman” e “Minus 16”, consideradas “quatro grandes êxitos que marcaram as temporadas mais recentes” da Companhia Nacional de Bailado.

“Treze gestos de um corpo”, de Olga Roriz, é “uma referência a nível nacional e internacional, constituída por uma sucessão de solos que se apresentam num crescente de intensidade dramática”, explica o Teatro Viriato.

Recentemente coreografada por Vasco Wellenkamp, “Será que é uma estrela?” homenageia a bailarina Graça Barroso, enquanto “Herman Schmerman“, de William Forsythe, mostra “o encontro de um casal, através de uma execução técnica quase impossível”, sugerindo ainda “uma narrativa de humor muito subtil”.

“Para finalizar, Ohad Naharin demostra a sua capacidade de saber fazer o público dançar com a peça ‘Minus 16‘“, acrescenta.

As coreografias são apresentadas à noite no Teatro Viriato, mas de manhã alunos com formação em dança terão a oportunidade de participar numa ‘masterclass’ orientada por Rui Alexandre, professor e ensaiador da companhia.

“Desde o início que a Companhia Nacional de Bailado tem privilegiado o contacto com escolas de dança, com vista à promoção desta disciplina artística, ao contacto entre alunos e bailarinos profissionais, mas também com o objetivo de inspirar os jovens a uma aprendizagem exigente da dança”, refere o Teatro Viriato.

Aproveitando a digressão das quatro coreografias, Rui Alexandre irá orientar a ‘masterclass’ de dança clássica.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.