O cantor lusodescendente regressa a Portugal esta quarta-feira para apresentar o"Illuminate", disco sucessor de "Handwritten" (2015), editado em setembro. A digressão europeia de promoção ao novo arrancou no passado dia 27 de abril, no Reino Unido.

A carreira do artista, considerado um dos 100 jovens mais influentes do mundo pela revista Time, em 2016, começou depois de começar a partilhar vídeos no Vine, em 2013. Com as suas versões de canções dos tops, Shawn conquistou milhares de seguidores em poucos meses, tornando-se o terceiro músico mais seguido da rede social.

Meses depois, o empresário Andrew Gertler descobriu o cantor, levando-o a assinar contrato com a editora Island Records, em 2014. O primeiro single, "Life Of The Party", chegou em junho do mesmo ano.

O primeiro EP de Shawn Mendes chegou em julho de 2014, chegando ao quinto lugar do top Billboard 200. No final do ano, o músico editou "Something Big", sendo o primeiro grande sucesso da carreira do lusodescendente.

"Handwritten", o primeiro disco de Shawn Medes, chegou em 2015, conquistando a liderança do top da Billboard. Com o álbum, o cantor igualou Justin Bieber como o artista mais jovem a liderar a lista da revista.

Shawn Mendes

No final de 2016, o cantor lançou o disco "Illuminate". "Treat You Better" e "Mercy" foram os dois primeiros temas do álbum a tocar nas rádios de todo o mundo.

O mais recente single do artista, "There’s Nothing Holdin’ Me Back", conquistou em poucos dias o primeiro lugar do top de vendas do iTunes em 18 países, entre eles os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Brasil, Áustria, Irlanda, Holanda, Filipinas e Suécia. O single chegou ainda ao top 5 do iTunes em 20 países, nomeadamente em Portugal, Argentina, Dinamarca, Finlândia, Itália, México, Espanha e Suíça.

“There’s Nothing Holdin’ Me Back” tem feito sucesso também no Spotify, estando em primeiro lugar nas playlists Teen Party (2,6 milhões de seguidores) e Pop Rising (771 mil seguidores). Segundo a Universal Music, o single foi ainda incluído à lista New Music Friday em 17 países, entre eles Austrália, Alemanha, França, Itália, Suécia, Indonésia, Singapura ou Reino Unido.

Ao longo da carreira, Shawn Mendes já venceu vários prémios. Em 2015, foi considerado o Melhor Novo Arista e Artista Pop do ano nos Canadian Music Awards. Nos Kids’ Choice Award, em 2016 e 2017, foi considerado o Melhor Artista Masculino. Já nos prémios europeus da MTV, o cantor venceu o galardão de Melhor Novo Artista (2015) e de Melhor Artista Global (2016).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.