Foi anunciada na passada quinta-feira, 17 de maio, mais uma edição do Guitarras ao Alto. A realizar no Alentejo, Francisca Cortesão e Mariana Ricardo tocarão cinco concertos em lugares inusitados da região alentejana. Num evento que ainda contou com um showcase das artistas, foram desvendados mais pormenores sobre os concertos que começarão no dia 30 de maio e que se estenderá até 3 de junho.

De estações de comboio a herdades vinícolas, o Guitarras ao Vivo é uma celebração da música que pretende se distanciar do conceito de “concerto com o normal agenciamento de músicos”, como veiculou um membro da organização, durante o lançamento do evento, na Casa Independente, em Lisboa.

Como tal, nesta primeira edição no feminino, o desafio foi lançado a Francisca Cortesão, música e cantora dos Minta & The Brook Trout, ou dos They’re Heading West, entre outros projectos musicais. Por sua vez, Francisca convidou a Mariana Ricardo, também integrante dos They’re Heading West a responder a este desafio em conjunto e criaram um conjunto de músicas para tocar em exclusivo para este festival.

Para além das músicas de autoria própria, também tocarão uma série de músicas de outros autores, como aconteceu no showcase, com a atuação de um escrito por John Lennon e McCartney, Julia, o que faz aguçar mais o apetite pelo festival que terá pela primeira vez também músicas com voz.

Quanto às datas dos concertos, o primeiro será no dia 30 de maio em Estremoz, sendo que depois o Guitarras ao Vivo começa o seu périplo por Avis, a 31. No dia da criança, 1 de junho, atuarão em Marvão, e depois seguem para a herdade do patrocinador principal do evento, a Herdade São Miguel, em Redondo para tocarem no dia 2 de junho. O fim está agendado para o dia seguinte, 3 de junho, onde tocarão no Crato.