A venda foi lançada na plataforma digital eBay por um polémico empresário norte-americano e terminou na sexta-feira à noite com uma oferta de 1.025.100 dólares (cerca de 860 mil euros), não muito acima do um milhão que foi alcançado no primeiro leilão no dia 5 de setembro.

O álbum foi posto a leilão pelo financeiro e investidor na indústria farmacêutica Financeiro Martin Shkreli, que em 2015 havia comprado por dois milhões de dólares a cópia única do álbum “Once Upon a Time in Shaolin”, segundo conta a agência France Presse.

"A qualquer momento, posso cancelar esta venda e até mesmo destruir o álbum com a frustração", escreveu o vendedor numa mensagem que acompanhava o leilão.

O empresário anunciou ainda que pretende doar metade do valor da venda para investigação médica: “Não estou a vender isto para angariar dinheiro. As minhas empresas e eu temos quantidades inéditas de dinheiro em mãos. Espero que alguém com um coração maior pela música possa encontrar esta peça única e a torne disponível para que o mundo a oiça”.

Shkreli tornou-se conhecido quando multiplicou o preço de um medicamento destinado a seropositivos, produzido por uma das empresas na qual havia investido. A partir desse momento foram várias as ocasiões em que foi rotulado de “o homem mais detestado da América”.

A venda em leilão acontece um mês depois de ter sido condenado por três crimes de fraude em Nova Iorque, com penas que podem ascender a 20 anos de prisão.

Shkreli estava a aguardar a decisão final do tribunal em liberdade, mas algumas publicações no Facebook levaram a que, na quarta-feira, o juiz revogasse a fiança de cinco milhões de dólares, fazendo-o voltar à prisão.

O empresário, que se encontra detido, ofereceu aos seus seguidores na rede social Facebook cinco mil dólares para quem roubasse uma mecha de cabelo à ex-candidata presidencial Hillary Clinton durante a sua digressão de apresentação de um livro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.