Downie, de 52 anos, foi diagnosticado em dezembro, como explicado pelo cantor e restantes elementos da banda no site do grupo.

"Temos péssimas notícias para partilhar com vocês hoje, e gostaríamos que não fosse assim", escreveram Downie e seus colegas num comunicado no qual acrescentaram que Downie "tem lutado fortemente" desde o diagnóstico.

A banda de rock alternativo separou-se nos anos 1990 e deixou êxitos como "New Orleans is Sinking", "Blow at High Dough" e "38 Years Old".

Em 2005, The Tragically Hip entrou para a Passadeira da Fama da música canadiana e três anos depois estampou um selo dos correios.

"Nenhuma banda na nossa história abrangeu/definiu a #identidadecanadiana mais que os The Hip", tweetou o ator Jonathan Torrens, da série "Trailer Park Boys". "Devastado com essa notícia. Gord É o Canadá", acrescentou.

O 14° álbum da banda, "Man Machine Pone", será editado em junho com uma digressão prevista para o verão.

"Após 30 e tantos anos juntos como The Tragically Hip, milhares de concertos e dezenas de digressões, decidimos fazer mais uma", escreveram os membros da banda. "Parece que é o que devemos fazer agora, por Gord e por todos nós".

"O que ganhamos com o The Hip, cada vez que tocamos juntos, é uma ligação; com cada um, com a música e é mágico. E durante os concertos há uma ligação especial com cada um de vocês, os nossos incríveis fãs", concluíram.