Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso são alguns dos autores portugueses convidados para participar em maio na Feira Internacional do Livro de Praga, na República Checa, que tem Portugal como país convidado de honra.
Um comboio literário vai ligar a Estação de S. Bento, no Porto, ao Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, numa viagem que alia poesia, música e património do Douro, na abertura do festival do Côa.
O bailarino e coreógrafo Mikhail Baryshnikov sublinhou hoje o papel da arte para “expressar o indizível”, apelando à reflexão individual num tempo marcado por guerras, crises políticas e injustiças sociais, numa mensagem do Dia Mundial da Dança.
O romance “O Censor Antifascista” foi escrito para avivar a memória da ditadura em Portugal e o impacto social da censura, em particular, nesses anos "fechados e claustrofóbicos", anteriores a Abril de 1974, disse António Breda Carvalho à Lusa.
O escritor moçambicano Mia Couto considera que a história da independência de Moçambique é também a sua própria história e recorda o 25 de junho de 1975 como o dia em que o seu povo ganhou dignidade e um país.
O Jangada Teatro, em Lousada, cumpre este ano 25 anos de atividade, mas os últimos dois foram os mais difíceis, após perda de financiamento estatal, obrigando a promover mais de 300 espetáculos para sobreviver.
O realizador português apresentou uma queixa-crime na Polícia Judiciária no seguimento de uma denúncia sobre casos de violência doméstica que lhe são imputados e que refuta.
A atriz brasileira Regina Duarte vai ter a "primeira exposição internacional individual de pintura" em Portugal, com inauguração prevista para 3 de maio no Palácio Biester, em Sintra, foi hoje anunciado.
A Companhia de Teatro Livre vai apresentar a peça "Mater", interpretada pelas atrizes portuguesas Carla Chambel e Luísa Ortigoso, em maio no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, no Brasil, revelou o jornal Folha de São Paulo.
A Torre de Belém, em Lisboa, encerrou para obras de conservação e restauro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm a duração prevista de um ano, embora sejam possíveis reaberturas intermitentes, anunciou a empresa responsável.
A terceira edição do Óbidos Vila Gaming vai decorrer entre os dias 7 e 11 de maio, reunindo especialistas nacionais e internacionais nas áreas da programação robótica, inteligência artificial e inovação tecnológica.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE convocou uma greve dos trabalhadores do setor para os dias 25 de abril e 01 de maio, pelo aumento de salários e fim da precariedade.
O Ministério da Cultura prolongou até julho a possibilidade de utilização do cheque-livro pelos jovens de 18 anos, uma medida anunciada hoje, dia em que terminaria o prazo e quando a execução do programa está abaixo dos 20%.
Após a escolha do júri, o Ministério Público volta a tentar condenar o antigo magnata de Hollywood após a anulação do julgamento anterior em Nova Iorque.
O festival Dias Da Dança (DDD) vai dar início à 9.ª edição, com 27 espetáculos na programação, que tem um dos seus destaques hoje na estreia de “Os Gigantes”, de Victor Hugo Pontes, com a Dançando com a Diferença.
A Penguin Random House Portugal vai lançar duas bolsas literárias anuais, para obras de ficção narrativa e ensaio, no valor de 7.500 euros cada, com vista a promover a criação em língua portuguesa, anunciou hoje o grupo editorial.
"Mérito específico" da escritora Frances Mayes destaca-se na atribuição semanas após o endurecimento da lei que concede cidadania a estrangeiros de ascendência italiana.
A reabertura do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, arranca a 30 de abril com um concerto de Milhanas sob a icónica pala, um dia antes da inauguração com uma mostra dedicada a Luís de Camões, anunciou hoje a Universidade de Lisboa.
Uma exposição com 60 cartazes resgatados dos muros de Lisboa, produzidos entre o 25 de Abril de 1974 e o "Verão Quente" de 1975, reveladores do poder visual da revolução, é inaugurada quarta-feira no Centro Cultural de Belém.
A versão perdida de um livro escrito em 1975 pelo jornalista australiano Wilfred Burchett, que cobriu o 25 de Abril nas ruas, vai ser editada pela primeira vez no original em inglês com distribuição nos Estados Unidos e Europa, incluindo Portugal.