
A Casa Capitão, um espaço cultural em Lisboa que funcionou temporariamente em alguns meses de 2020 e 2021, reabre em setembro como um “projeto de longa duração” e tem uma programação especial de três dias de acesso gratuito.
Num comunicado hoje divulgado, os responsáveis pela Casa Capitão apresentam-no como “um novo espaço cultural em Lisboa, com uma programação transversal e multidisciplinar que cruza diferentes expressões artísticas contemporâneas”.
“Situada no Beato, a Casa Capitão reabre em setembro e inicia uma nova etapa: um espaço de programação cultural contínua, dedicado à criação, experimentação e partilha. A inauguração está marcada para 19 de setembro, com um fim de semana de acesso livre que propõe mais de 40 atividades para todas as idades”, lê-se no comunicado.
A Casa Capitão, após um processo de requalificação total do edifício que em tempos foi residência do diretor da antiga Manutenção Militar, ocupa quatro andares e tem várias áreas dedicadas à programação cultural, restauração e lazer, com espaços que acolhem entre 30 e 500 pessoas, entre as quais um terraço, de acordo com o diretor do espaço, Gonçalo Riscado, citado no comunicado.
A programação incluirá música, palavra e discurso, pensamento e debate, artes visuais e performativas, formação e criação, audiovisual e novos media, gastronomia, design e moda.
Para os primeiros três dias de funcionamento do novo espaço – 19, 20 e 21 de setembro – está agendada uma programação cultural diurna e noturna, de acesso gratuito, que inclui concertos de Afonso Cabral, Capicua, Conferência Inferno, Luca Argel, Hause Plants e Vaiapraia.
A programação para esses dias inclui também performances, instalações artísticas, exibição de curtas e longas-metragens, sessão de contos e oficinas “criativas e artesanais”.
Numa primeira fase, a Casa Capitão funcionou entre agosto e outubro de 2020, com uma programação artística e cultural regular, que incluiu concertos, DJ sets, oficinas e leituras encenadas.
No ano seguinte, voltou a abrir, entre maio e outubro, novamente com concertos, DJ sets, oficinas e exposições.
A agenda da Casa Capitão para os primeiros meses inclui atuações de Bonga, Bia Ferreira, Destroyer e Eleanor Friedberger, David Bruno, EU.CLIDES, Mari Froes, Wavves, Rodrigo Alarcon e Greentea Peng.
Comentários