Enquanto perseguia um dos assassinos mais perigosos de Boston, a agente do FBI Emily Byrne desapareceu e foi dada como morta. Mas seis anos depois, é encontrada numa floresta sem memórias do período durante o qual esteve desaparecida.

Com base nesta premissa, "Absentia" acompanha a protagonista ao longo de dez episódios entre o drama e o thriller, numa das principais apostas do AXN para a rentrée. A série norte-americana marca o regresso de Stana Katic à televisão e às investigações criminais depois de "Castle" ter chegado ao final na oitava temporada, no ano passado.

Mas se nos casos anteriores a atriz partilhou o protagonismo com Nathan Fillion, agora dá um passo decisivo na carreira ao estar no centro dos acontecimentos - e tal como a personagem, quase só por sua conta.

Antes de se tornar num dos nomes mais populares do pequeno ecrã - tendo vários galardões dos People's Choice Awards e TV Guide Awards no currículo -, Stana Katic estudou artes dramáticas em universidades de Chicago e de Beverly Hills, período que se seguiu a uma adolescência passada entre os EUA e o Canadá.

A estrela de 39 anos iniciou o seu percurso na interpretação aos 21, no cinema, ainda que em filmes de distribuição residual como a curta metragem "Acid Freaks", de 1999, e o thriller "Shut-Eye", que acabou por estrear apenas no circuito de vídeo em 2003.

Castle
Castle

A partir de 2004, no entanto, a lista de propostas tornou-se consideravelmente mais promissora, através de pequenas participações em várias séries, de "Alias" a "The Shield". As séries "Serviço de Urgência", "24" e "Irmãos e Irmãs" também ajudaram a tornar a sua presença mais familiar para os espectadores nos anos seguintes, na pele de personagens secundárias.

Em 2007, "O Banquete do Amor" ofereceu-lhe o seu primeiro papel de relevo no grande ecrã, num drama romântico ao lado de atores como Morgan Freeman, Greg Kinnear ou Selma Blair. E a partir daí, surgiram oportunidades de maior visibilidade, caso de "007 - Quantum of Solace" ou da adaptação de BD "The Spirit", através dos quais foi dando mais provas da versatilidade de registos.

Na televisão, colaborações em "Heroes" ou "CSI: Miami" abriram caminho para o momento de viragem fulcral, a cargo de "Castle", entre 2009 e 2016. Kate Beckett, a coprotagonista, foi acumulando fãs em todo o mundo e é, até agora, o papel da vida de Stana Katic. Mas o cenário pode mudar com Emily Byrne, a vincar um tom mais dramático em "Absentia", num regresso televisivo de grande destaque depois de algumas passagens pelo cinema (em "Lost in Florence" e "Cadaver", ambos de 2016).

A nova investigação arranca já às 22h15 de 25 de setembro, no AXN, com direito a episódio duplo.