"Eu sou um rapazinho/ Embora pequenino/ Tenho muito tino/ Sou o Ruca/ Tanta coisa p'ra aprender/ Novidades para ver/ É tão bom crescer/ Sou Ruca", era assim que Ruca se apresentava no tema de abertura da sua série de animação. Nas últimas décadas, milhões de espectadores de todo o mundo acompanharam o protagonista, que se vai despedir do pequeno ecrã.

Cerca de 20 anos depois da sua estreia nos Estados Unidos, a Public Broadcasting Station (PBS) decidiu cancelar a série "Caillou" (título original de "Ruca") e deixar de a exibir. Nas redes sociais, o canal norte-americano anunciou a decisão, que tem sido aplaudida pelos pais, adianta o site TV Line.

Para a espectadora Liza Cummings Reilly, "aquele miúdo era tão mal educado para a mãe e tão desobediente". "Não deixava os meus filhos ver aquilo por essa razão", sublinhou. Há ainda mães que dizem que a personagem é "a coisa mais irritante da televisão".

Apesar de os pais terem festejado o fim de "Ruca", a reação dos mais pequenos pode ser diferente. A pensar nisso, a PBS publicou várias dicas sobre como os mais crescidos devem partilhar a notícia.

Em Portugal, a série estreou-se em 2000 e tornou-se um dos destaques da programação para os mais novos. "Ruca" chegou inicialmente à RTP2 e esteve no ar durante 12 anos (2000-2012). A série de animação foi também uma aposta do Canal Panda.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.