Ana Marques está a adorar a experiência como co-apresentadora do programa «Querida Júlia» (SIC) e apesar de o público estar habituado a vê-la em registos mais sérios, garante que sempre foi assim espontânea e com sentido de humor.

Como está a correr a sua participação no programa «Querida Júlia»?

Digamos que é uma experiência em que nunca sei o que me vai acontecer e a graça é mesmo essa. Está a correr muito bem. O programa é como levantar um avião muito potente cheio de força, mas que até chegar à velocidade de cruzeiro vai levar o seu tempo. Isso é o mais importante e o mais estimulante ao mesmo tempo.

Acha que o público descobriu uma nova Ana Marques neste programa?

Ando a ouvir isso há 7/8 meses. Só pelo facto de ter começado a fazer disparates com o Cláudio Ramos as pessoas achavam que, de repente, me tinham dado uma injecção qualquer. Esta Ana Marques sempre cá esteve. Se calhar sempre me adaptei aos registos conforme o que eles exigiam de mim. Já me tinha sido dada a oportunidade de fazer registos mais histriónicos em ficção e numa pequena incursão no cinema, mas não assim com este registo diário, mais popular e para a grande audiência. As pessoas acham que de repente descobriram uma nova Ana Marques, mas ela já cá estava.

Ultimamente tem feito muitos amigos de quatro patas...

(risos) É verdade. Tão amigos que eu já quase que cavalgo com a Concha (a vaca do «Querida Júlia»). No outro dia, a meio de um directo, estava eu a fazer-lhe festas, as duas muito encostadinhas uma à outra, e ela resolveu cavalgar montanha acima e levou-me quase de rojo. Lá está o inesperado e o engraçado desta história. Os meus directos são muito marcados pela Concha e pelo Afia-Lápis (o porco). As pessoas devem pensar que aquela horta e o estábulo são meus e que a minha casa é ali ao lado. Não é! Realmente divirto-me imenso...

Este novo programa rouba muito tempo à sua vida familiar, às suas filhas?

Um bocadinho. Estou muito envolvida e quando estamos a formatar um programa com estas características, rouba tempo a toda a equipa. A mim, como co-apresentadora e pelo facto de estar muito próxima da Júlia Pinheiro, rouba-me um bocadinho, sim. Mas sabe bem!

(Texto: Inês Costa / Foto: Bruno Raposo)

Veja aqui algumas fotos de Ana Marques «em acção» na quinta.