A Raia é uma das fronteiras mais antigas da Europa e data de 1267, quando Afonso X de Castela e de Leão e Afonso III de Portugal assinaram o Tratado de Badajoz, pelo qual se delimitava a linha divisória entre ambos os reinos. O canal História está a produzir um documentário sobre as semelhanças e diferenças culturais existentes em Portugal e Espanha, viajando pela fronteira entre os dois países.

Num conceito mais amplo, falar da Raia é também fazer referência ao espaço geográfico dos dois lados da fronteira, na qual portugueses e espanhóis, separados por uma fronteira política, partilham algo mais do que elementos históricos, culturais ou económicos."Todas estas povoações, dos dois países, são popularmente conhecidas como Raianas, povoações separadas por apenas uma fina linha simbólica que marca as suas vidas diárias", conta o canal por cabo.

Com a participação do ator português Pedro Pernas e do espanhol Miguel Ángel Tobías, esta produção vai percorrer, ao longo de seis capítulos, a fronteira entre Portugal e Espanha.

"Não se conhecem, mas vão ter de partilhar um veículo, dois mil quilómetros de estrada e aprender a conviver da mesma forma que as localidades e pessoas próximas da Raia, bem como descobrir histórias, lugares curiosos, gastronomia, música e tradições", afiança o canal.

"Uma série como esta é uma aventura para um ator. Até agora interpretei sempre personagens e agora tenho de interpretar Pedro Pernas e espero que saia bem. Li grande parte do que vamos gravar e já sei que vai ser um trabalho muito duro", conta o ator português.

Por seu lado, o produtor, realizador e guionista de "A Raia", Miguel Ángel Tobías, salienta que já filmou em locais muito complicados do planeta, como Haiti, depois do terremoto, ou no Saara, "mas o facto de gravar o percurso por toda a fronteira entre Espanha e Portugal sem parar, durante mais de um mês, para captar a essência da viagem, é uma loucura". Contudo, "não há outra forma de fazê-lo se queremos mostrar a aventura real que Pedro e eu vamos viver", considera.

As filmagens estão a ser feitas nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real e, do lado espanhol, nas cidades de Pontevedra e Ourense. Durante as próximas semanas, as gravações decorrem em Bragança, Vilar Formoso (Guarda), Monsanto (Castelo Branco) e, em Espanha, em Zamora, Salamanca e Cáceres.

A série documental combinará elementos históricos e culturais com entretenimento. "O principal objetivo é criar uma ponte de união entre Portugal e Espanha, dois países que, apesar de serem vizinhos, são ainda desconhecidos entre si", explica a diretora do canal História, Carolina Godayol.

Com estreia prevista para o início de 2013, "A Raia" é composta por seis capítulos de aproximadamente 30 minutos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.