A partir deste sábado, dia 17, Catarina Furtado retoma na RTP1 a apresentação do «Dança Comigo», agora num cenário a baixas temperaturas, entre os 8 e os 10 graus negativos.

Em estúdio vão estar todas as semanas, Catarina Furtado como anfitriã, João Baião, Rita Blanco e Marco de Camillis como jurados, que transitam da edição anterior. E as regras são as mesmas: quatro famosos por emissão, com 90 minutos de duração, num total de 13. Duas semi-finais (programas nº5 e nº10) e uma final que poderá ser exibida na noite de passagem de ano.

Catarina Furtado assume que ter Rita Blanco como membro do júri é uma mais-valia neste programa, porque a actriz da série «Conta-me Como Foi» acrescenta uma boa dose de alegria ao «Dança Comigo no Gelo» e revela que este novo formato vem ao encontro de uma grande paixão: «Formei-me em dança e adoro dançar. Não posso pedir mais nada. Isto para mim é um grande presente.»

Marco de Camillis é o coreógrafo de serviço e em cada emissão do programa haverá um outro elemento do júri, convidado pela produção. O coreógrafo conta com a ajuda de Frederico Bernardo, treinador de patinagem artística há 13 anos, para conseguir as melhores prestações na pista de gelo, sem quedas.

Por sua vez, Rita Blanco e João Baião prometem «avaliar as quedas dos famosos» em função do esforço e empenho de cada um.

Catarina Furtado admite: «Estou entusiasmada. A RTP está a fazer história em televisão, porque até agora em Portugal nunca tinha sido montada uma pista de gelo para um programa em directo.» E promete que «assim que conseguir, também quero aprender a patinar no gelo. Será para um programa especial em que consiga também convencer o João Baião ou o Marco de Camillis a irem para a pista...».

João Baião, membro do júri, comenta: «Foi através do ‘Dança Comigo' que o meu lugar na RTP ganhou outras pernas. Eu tenho um enorme carinho por este formato, mas agora estou mais entusiasmado para ver as quedas destes corajosos que aceitaram vir ao programa. Dançar já é complicado para alguns, mas no gelo ainda será mais...»

No dia da apresentação do programa, SapoTV encontrou Manuel Marques a treinar.

«É um orgulho para mim ser convidado para o primeiro programa. Quando me ligaram ainda hesitei, mas depois a minha mulher incentivou-me a vir. Aceitei logo», esclarece o actor dos "Contemporâneos", que tem estado a ensaiar duas horas por dia.
No entanto, Manuel Marques confessa: «Estou um bocadinho cansado dos ensaios, mas ainda assim acho isto mais fácil do que o ‘Dança Comigo' normal, porque já sabia andar de patins em linha. Claro que há sempre alguns cotovelos esfolados, joelhos queimados do gelo, mas é pacífico...»

Rita Blanco, sempre bem disposta e brincalhona, explica porque aceitou novamente o convite:
«Estou aqui por causa da Catarina, claro. Diverti-me imenso na outra edição do ‘Dança Comigo'. E em relação ao Marco de Camillis, é sempre bom porque tenho alguém em quem descarregar as minhas fúrias no trabalho. Depois chego a casa bem mais calma...». Além disso «sempre achei a patinagem artística uma modalidade erótica, porque no final de cada demonstração as pessoas ficam a arfar, completamente estoiradas...»

Veja, em primeira-mão, algumas imagens dos bastidores de «Dança Comigo no Gelo»!

(Fotos: Bruno Raposo)