Depois da estreia no pequeno ecrã, os 'bonecos' do "Contra Informação" vão regressar. 11 anos após a despedida, o formato humorístico salta da televisão para vários ecrãs - a partir desta segunda-feira, dia 1 de março, quer esteja no smartphone, no computador, no tablet ou na TV, poderá ver diariamente, através do SAPO e da TV do MEO, os episódios "Do Contra", a nova e renovada versão da popular aposta que conquistou os espectadores.

"O SAPO e o MEO, marcas da Altice Portugal, protagonizam a partir de hoje o relançamento 'Do Contra' com a disponibilização no portal SAPO e na TV do MEO de novos conteúdos da sátira social, política e desportiva que marcou gerações de portugueses, numa aposta reforçada na qualidade, na irreverência e no humor de referência", frisa a Altice Portugal em comunicado. 

 A nova edição conta com textos assinados pelo humorista João Quadros, com direção de vozes a cargo de Bruno Ferreira e bonecos desenhados pelo argentino Pablo Bach. "Desta vez, para além dos clássicos, como o 'Marselfie' ou o 'António Nostra', e sempre num alinhamento expectável com a atualidade, são adicionadas novas figuras que têm vindo a marcar determinantemente as diferentes esferas abrangidas pelo programa: Cristina Malveira, André Ditadura, Juiz Filipe Vieira e Varandico Farandas", acrescenta o comunicado.

"A associação ao relançamento 'Do Contra' traduz a atitude sempre irreverente das marcas SAPO e MEO, e o seu pioneirismo e capacidade de antecipação na produção e disponibilização de conteúdos inovadores, para públicos cada vez mais diversificados e exigentes", rematam.

Para a equipa do projeto, o objetivo da nova temporada é "fazer rir" todos os dias e ao mesmo tempo abordar temas que marcam a atualidade nacional e internacional. Mas estão a ser preparadas várias novidades para "reinventar o formato com uma linguagem e técnicas novas". "O 'Contra' vem para o online porque tem de ser disruptivo e a única forma de o ser é no online", frisa Maurício Valente Ribeiro, produtor do programa.

Apesar das mudanças, o grande objetivo do programa é o mesmo fazer rir e fazer pensar. "'Do Contra' chega num formato novo de aproximadamente dois minutos, vai ser diário e vai-nos fazer rir todos os dias", sublinha o produtor.

Veja o primeiro episódio:

Visite a página oficial do programa

Para a equipa, lançar "Do Contra" no SAPO é o caminho mais certo neste momento para conquistar novos públicos. "Temos muitas surpresas preparadas para 'Do Contra'. Foi uma luta desgastante, mas estimulante para tentarmos pôr isto no ar. É preciso muita, muita, muita vontade de todos. Há muitas peças por trás de tudo - nem eu fazia ideia da complexidade", revela o Maurício Valente Ribeiro, lembrando que o projeto começou a nascer há mais de um.

As novidades "Do Contra"

André Ventura, Cristina Ferreira e Frederico Varandas são algumas das novas personagens de "Do Contra", mas haverá também uma "remodelação total de alguns dos bonecos já existentes, que voltam a ser desenhados pelo argentino Pablo Bach". Os textos são assinados pelo humorista João Quadros, sendo a equipa de vozes dirigida por Bruno Ferreira.

DO CONTRA
DO CONTRA

"Vamos ter muitas surpresas", adianta o produtor. "Depende tudo dos textos, da atualidade política, social e desportiva. Mas vamos ter bonecos novos e logo no arranque de 'Do Contra'. Posso adiantar que já estamos a produzir o André Ventura, uma caricatura do presidente do Sporting, o Frederico Varandas, um 'boneco' da Cristina Ferreira e mais alguns", revela.

Mas como nascem os bonecos? "Fui novato nisto e foi uma aprendizagem. Há várias etapas. O boneco é o primeiro passo e começa com uma caricatura feita por um dos melhores do mundo, o Pablo [Bach], um argentino que já trabalhava com o formato; depois da caricatura, faz-se uma escultura em barro ou gesso, um molde e um contra-molde. Só depois é que é injetada a espuma ou um outro material com uma fórmula secreta, vai ao forno e, por fim, é pintado, manipulado, é colocado um mecanismo nos olhos, cabelo e uma série de detalhes", resume Maurício Valente Ribeiro.

"Mas não chega só fazer o boneco", sublinha o produtor. "O segundo grande passo são os textos... Os textos são uma peça fundamental", acrescenta. Para cada episódio, a equipa de guionistas vai escrever guiões "em cima da hora" e todos os episódios serão centrados em temas que marcam a atualidade nacional e/ou internacional. "Os episódios vão ser lançados diariamente no SAPO e cada um terá aproximadamente dois ou três minutos", explica o produtor.

DO CONTRA
DO CONTRA

"Já a terceira etapa são as vozes - as vozes são, para mim, o ponto crucial do 'Contra'. Se a voz não for a certa, se não for próxima da real, o 'Contra' perde tudo", defende o produtor. "Por fim, há o trabalho dos manipuladores, que têm de dar os movimentos certos para cada situação. A parte final é a realização, que vai ficar a cargo do Filipe Portela, que já deu cartas no passado", conta o responsável pela nova edição do formato.

Do "Jornalouco" ao "Do Contra"

Entre 1996 e 2010, "Contra Informação" foi um dos programas mais populares da RTP1. Durante quase 15 anos, todos os dias, antes ou depois do "Telejornal", os "bonecos mais divertidos e sem papas na língua" entraram na casa dos espectadores através do pequeno ecrã para doses de humor sobre a atualidade.

Antes de chegar à RTP1, o formato de humor estreou-se na SIC, em 1992,  com o nome "Jornalouco". Quatro anos depois do arranque na estação de Paço de Arcos, o programa mudou de nome e saltou para a RTP como "Contra-Informação"tornando-se num fenómeno de audiências.

Foram mais de 150 'bonecos' de personalidades portuguesas que conquistaram o público e arrancaram gargalhadas. José Trocas-te, Acabado Silva, Cassete Jerónimo, Bimbo da Costa, Manuela Azeda o Leite, Santana Flopes, Major Valentão, Boby e Tareco foram algumas das personagens mais populares do formato.

Contra Informação
Contra Informação

Quase 30 anos depois da estreia do programa inspirado em "Spitting Image", da ITV, e em "Guignols de l'info", do Canal+ francês, "Contra Informação" está de volta, agora no SAPO. O formato é o mesmo, apenas muda o nome e a plataforma: passa a chamar-se "Do Contra", é adaptado ao mundo online e estreia a 1 de março na homepage do SAPO e na TV do MEO.

A ideia de trazer de volta aos ecrãs os famosos bonecos partiu do produtor Maurício Valente Ribeiro. "Vivi muitos anos fora de Portugal e seguia o 'Contra Informação'. Quando me tornei produtor, percebi que o formato não estava no ar e que fazia todo o sentido voltar a estar no ar. Andei uns largos meses a tenta perceber como é que se podia trazer novamente o 'Contra Informação'. Foi um grande desafio. No meio do processo, fizemos uma sondagem, que nos deu força para continuar", explica o produtor em conversa com o SAPO Mag.

Dos bonecos ao guião, passando pelas gravações e edição, os novos episódio de "Do Contra" estão a ser preparados por toda a equipa e prometem ser a dose diária de "humor para fazer pensar". A partir desta segunda-feira,1 dia 1 de março, todos os dias, sempre na homepage do SAPO e no MEO, poderá ver em exclusivo as novas sátiras do programa de humor que faz parte da história da televisão portuguesa.