A 74.ª edição dos Emmys decorreu na madrugada desta segunda para terça-feira, no Microsoft Theater, em Los Angeles, e premiou as melhores produções televisivas do último ano. "The White Lotus" foi a grande vencedora da edição deste ano, conquistando 10 galardões - a série estava nomeada em 20 categorias.
Na cerimónia, a produção da HBO conquistou o galardão de Melhor Minissérie e Murray Bartlett venceu na categoria de Melhor Ator Secundário numa Minissérie, Telefilme ou Série de Antologia. Já Jennifer Coolidge levou para a casa a estatueta de Melhor Atriz Secundária numa Minissérie, Telefilme ou Série de Antologia.
O realizador Mike White também foi premiado com dois galardões pelo seu trabalho. Nos Creative Arts Emmys, entregues entre 3 e 4 de setembro, a minissérie também conquistara cinco galardões.
Embora tenha perdido o galardão de Melhor Série Dramática, "Squid Game" foi a grande surpresa da 74.ª edição dos Emmys: sem precedentes, a série sul-coreana da Netflix conquistou seis prémios e Lee Jung-jae triunfou na categoria de Melhor Ator numa Série Dramática, vencendo Jason Bateman ("Ozark"), Jeremy Strong ("Succession"), Bob Odenkirk ("Better Call Saul"), Adam Scott ("Severance") e Jeremy Strong ("Succession").
Hwang Dong-hyuk também ficará para sempre na história dos Emmys como o primeiro asiático a ganhar a categoria de Melhor Realização de Série Dramática, categoria em que pela primeira vez triunfa uma série em língua não inglesa.
A série "Euphoria", da HBO, também foi um dos destaques da noite, recebendo seis Emmys. Zendaya, que se destaca no papel principal, conquistou o troféu de Melhor Atriz numa Série Dramática e entrou para a história dos Emmys como a primeira mulher negra a vencer o galardão duas vezes, sendo também a mais jovem vencedora a repetir na história da premiação.
Já "Succession" partia na frente da corrida com 25 nomeações, mas apenas venceu em quatro categorias: a série da HBO conquistou o Emmy de Melhor Série Dramática, derrotando "Better Call Saul"(AMC), "Euphoria" (HBO), "Ozark" (Netflix), "Severance" (Apple TV+), "Squid Game" (Netflix), "Stranger Things" (Netflix) e "Yellowjackets" (Showtime/HBO Max), somando ainda os prémios para Matthew Macfadyen como Ator Secundário e o de Argumento de Série Dramática pelo episódio "All the Bells Say".
Tal como em 2021, "Ted Lasso", da Apple TV+, também foi um dos destaques da noite, vencendo quatro prémios. Pelo segundo ano consecutivo, a produção arrecadou algumas das mais importantes estatuetas, incluindo a de Melhor Série de Comédia. Jason Sudeikis e Brett Goldstein conquistaram o Emmy de Melhor Ator e Ator Secundário numa Série de Comédia, respetivamente.
Na cerimónia, a estrela de "Abbott Elementary" Sheryl Lee Ralph entrou para história, tornando-se a segunda atriz negra a conquistar o Emmy de Melhor Atriz Secundário numa Série de Comédia - Jackee Harry foi a primeira atriz a ganhar o galardão, em 1987.
Como é habitual, nem todas as estatuetas dos Emmys são entregues durante a cerimónia principal. Uma semana antes, a Academia de TV organiza as noites Creative Arts Emmys, que servem para anunciar os vencedores das categorias secundárias - no total, os prémios contam com mais de 100 categorias.
"Adele: One Night Only" também se destaca na lista final de vencedores. O especial da cantora britânica conquistou cinco prémios nas categorias secundárias.
Este ano, a HBO foi a vencedora destacada dos Creative Arts Emmys. No total, o serviço de streaming conquistou 25 galardões, incluindo a vitória em cinco categorias com "Euphoria", cinco com "The White Lotus" e três com "Barry".
Já a Netflix conquistou 23 Emmys graças a séries como "Stranger Things" (5 galardões) ou "Squid Game" (4 prémios). A Disney+ arrecadou nove prémios, incluindo o de Melhor Telefilme com "Tico e Teco: O Comando Salvador".
A série "Homicídios ao Domicílio" (Hulu), protagonizada por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez, conquistou três Emmys das categorias técnicas. A aclamada série "Severance", da Apple TV+, também triunfou nos Creative Arts Emmys, ganhando dois prémios.
Na apresentação dos nomeados, o presidente da Academia de Televisão, Frank Scherma, revelou que para esta edição dos Emmys registou-se um número recorde de submissões, refletindo a tendência de aumento de produção de séries para televisão e audiovisual, em particular para plataformas de streaming, depois de um decréscimo durante os primeiros anos de pandemia.
A edição deste ano só aceitou candidaturas de séries que estrearam episódios entre 1 de junho de 2021 e 31 de maio de 2022.
Dança e muitas gargalhadas
Kenan Thompson, veterano do “Saturday Night Live”, foi o anfitrião da noite e deu as boas vindas aos convidados e aos espectadores no meio da plateia. "É a noite mais especial da televisão", frisou, brincando com a popularidade do TikTok.
"Se não fosse a televisão, o que faríamos nos nossos tempos livres? Ler livros? (...) TV é tudo o que temos - de 'Netflix and chill' a 'Paramount Plus e comer sozinho'", gracejou.
Na abertura, o apresentador protagonizou um momento musical. Sentado num grande sofá vermelho e rodeado por bailarinos com guarda chuvas, Kenan Thompson dançou enquanto recordou séries como "A Família Brady" e "Lei e Ordem", sem esquecer produções mais recentes como "A Guerra dos Tronos" ou "Stranger Things".
Ao longo de toda a noite, Kenan Thompson brincou com o público e prometeu fazer doações à Netflix - o serviço de streaming tem enfrentando grandes quebras de receita. Numa das intervenções, o comediante elogiou a equipa de "Abbott Elementary", que fez doações a escolas públicas. "Eu, por exemplo, vou doar todo meu cachê desta cerimónia para alguém necessitado também, nomeadamente a Netflix", gracejou.
Mas foi uma piada sobre Leonardo DiCaprio que chamou a atenção de todos. "Zendaya fez 26 anos na semana passada. (...) 26 é uma idade estranha em Hollywood. Quero dizer, és jovem o suficiente para interpretar uma estudante do secundário, mas velha demais para namorar com Leonardo DiCaprio", brincou o anfitrião.
Zedd, DJ russo-alemão, foi o responsável pela banda sonora da festa.
A primeira convidada da noite a subir a palco foi Oprah Winfrey. "Há oito mil milhões de pessoas no planeta e apenas 25 Emmys esta noite. As tuas hipóteses de ganhar? 300 milhões para uma", brincou a apresentadora.
A norte-americana entregou o galardão de Melhor Ator numa Minissérie, Telefilme ou Série de Antologia a Michael Keaton, pelo seu papel em "Dopesick" - o ator subiu a palco ao som dos Coldplay. Colin Firth ("The Staircase"), Andrew Garfield ("Under the Banner of Heaven"), Oscar Isaac ("Scenes from a Marriage"), Himesh Patel ("Station Eleven") e Sebastian Stan ("Pam & Tommy") também estavam na corrida.
Matthew Macfadyen foi o segundo ator a subir ao palco dos Emmys para receber a estatueta de Melhor Ator Secundário numa Série Dramática, pelo seu papel em "Succession", da HBO. Logo de seguida, Julia Garner conquistou o seu terceiro Emmy pela interpretação de Ruth Langmore em “Ozark”, da Netflix,
Já na última hora da cerimónia, John Legend subiu ao palco Microsoft Theater para apresentar o novo single, "Pieces", durante a homenagem a todos os atores e atrizes que morreram durante o último ano.
Lista de vencedores principais categorias:
Melhor Série Dramática:
Better Call Saul (AMC)
Euphoria (HBO)
Ozark (Netflix)
Severance (Apple TV+)
Squid Game (Netflix)
Stranger Things (Netflix)
Succession (HBO) - VENCEDORA
Yellowjackets (Showtime/HBO Max)
Melhor Série de Comédia:
Abbott Elementary (ABC/Disney+)
Barry (HBO)
Curb Your Enthusiasm (HBO)
Hacks (HBO Max)
The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon)
Homicídios ao Domicílio (Hulu/HBO Max)
Ted Lasso (Apple TV+) - VENCEDORA
What We Do in the Shadows (FX/Disney+)
Melhor Minissérie:
Dopesick (Hulu/Disney+)
The Dropout (Hulu/Disney+)
Inventando Anna (Netflix)
Pam & Tommy (Hulu/Disney+)
The White Lotus (HBO) - VENCEDORA
Melhor Ator numa Série Dramática:
Jason Bateman (Ozark)
Jeremy Strong (Succession)
Lee Jung-jae (Squid Game) - VENCEDOR
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Adam Scott (Severance)
Jeremy Strong (Succession)
Melhor Atriz numa Série Dramática:
Jodie Comer (Killing Eve)
Laura Linney (Ozark)
Melanie Lynskey (Yellowjackets)
Sandra Oh (Killing Eve)
Reese Witherspoon (The Morning Show)
Zendaya (Euphoria) - VENCEDORA
Melhor Ator numa Série de Comédia:
Donald Glover (Atlanta)
Bill Hader (Barry)
Nicholas Hoult (The Great)
Steve Martin (Homicídios ao Domicílio)
Martin Short (Homicídios ao Domicílio)
Jason Sudeikis (Ted Lasso) - VENCEDOR
Melhor Atriz numa Série de Comédia:
Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel)
Quinta Brunson (Abbott Elementary)
Kaley Cuoco (The Flight Attendant)
Elle Fanning (The Great)
Issa Rae (Insecure)
Jean Smart (Hacks) -VENCEDORA
Melhor Ator numa Minissérie, Telefilme ou Série de Antologia:
Colin Firth (The Staircase)
Andrew Garfield (Under the Banner of Heaven)
Oscar Isaac (Scenes from a Marriage)
Michael Keaton (Dopesick) - VENCEDOR
Himesh Patel (Station Eleven)
Sebastian Stan (Pam & Tommy)
Melhor Atriz numa Minissérie, Telefilme ou Série de Antologia:
Toni Collette (The Staircase)
Julia Garner (Inventando Anna)
Lily James (Pam & Tommy)
Sarah Paulson (Impeachment: American Crime Story)
Margaret Qualley (Maid)
Amanda Seyfried (The Dropout) - VENCEDORA
Melhor talk show de variedades:
The Daily Show With Trevor Noah (Comedy Central)
Jimmy Kimmel Live! (ABC)
Last Week Tonight With John Oliver (HBO) - VENCEDOR
Late Night With Seth Meyers (NBC)
The Late Show With Stephen Colbert (CBS)
Melhor programa de competição:
The Amazing Race (CBS)
Lizzo’s Watch Out for the Big Grrrls (Amazon Prime Video) - VENCEDORA
Nailed It! (Netflix)
RuPaul’s Drag Race (VH1)
Top Chef (Bravo)
The Voice (NBC)
Comentários