No dia 23 de Agosto completam-se três anos desde que a jovem Natasha Kampusch escapou do seu sequestro na Áustria.

Por este motivo, o Odisseia apresenta um especial de programação com três documentários que irão abordar os dois sequestros prolongados mais arrepiantes dos últimos tempos:

NATASCHA KAMPUSCH, EM LIBERDADE - O Nosso Mundo

Na manhã do dia 2 de Março de 1998, Natascha Kampusch, uma menina austríaca de apenas dez anos, era sequestrada quando ia para a escola.
Teriam que passar oito longos e amargos anos para que esta menina, agora uma jovem adolescente, conseguisse fugir da cave na qual tinha permanecido fechada pelo seu sequestrador que, após descobrir que Natascha tinha fugido, se suicidou, amarrando-se à linha de caminho-de-ferro.
Passaram 3 anos desde que esta história, conhecida nos meios de comunicação como o "caso Kampusch", veio a público.
Televisões, diários e emissoras de todo o mundo emitiram esta história arrepiante. Até a própria Natascha concedeu entrevistas onde explicou como foram os seus anos de isolamento e como está a ser o seu regresso à liberdade.
O Odisseia apresenta-lhes este documentário revelador no qual poderemos descobrir, pela voz da própria Natascha, como é a sua vida actualmente longe do cativeiro, como enfrenta o seu passado e encara um futuro em liberdade.
Além disso, o documentário mostra-nos imagens inéditas da vida quotidiana da jovem como as suas primeiras férias junto com a sua irmã em Barcelona, as suas impressões ao ver, pela primeira vez, o mar, a sua primeira viagem de avião...
Um retrato próximo e autêntico de uma jovem que agora tem de aprender a viver em liberdade.

Realizador: Christoph Feurstein
Produtor: ORF
País de Origem: Áustria
Ano de Produção: 2007
Exibição: Domingo 23, 20:00h
Repetição: Segunda-feira 24, 9:00h

*************************************

CASO KAMPUSCH, CRÓNICA DE UM FRACASSO - O Nosso Mundo

Quando o «Caso Kampusch» veio a público, em Agosto de 2006, foi uma comoção tão grande ao saber-se que uma jovem tinha vivido durante oito anos fechada num sótão pelas mãos do seu raptor, como as incógnitas que se apresentaram em volta do caso arrepiante e da sua investigação.
Hoje, três anos depois de Natascha Kampusch ter conseguido pôr fim a esses horríveis e longos anos de cativeiro, tornaram-se públicas investigações recentes levadas a cabo pelo antigo director do Gabinete Federal contra o Crime, Herwig Haidinger, que denuncia erros graves na investigação nas primeiras semanas após o sequestro.
Informações que põem em causa o trabalho da polícia austríaca na resolução deste caso. Natascha Kampusch poderia ter sido libertada muito antes, se tivessem sido aprofundadas as pistas iniciais que apontavam de forma directa para Priklopil, o sequestrador, como único culpado?
Através deste esclarecedor documentário, o Odisseia oferece-lhes as impressões da própria Natascha perante estas novas informações, assim como os seus sentimentos de desconcerto e indignação.

Realizador: Christoph Feurstein
Produtor: ORF
País de Origem: Áustria
Ano de Produção: 2008
Exibição: Domingo 23, 21:00h
Repetição: Segunda-feira 24, 10:00h

*************************************

FRITZL, O MONSTRO DE AMSTETTEN - O Nosso Mundo

Em Abril de 2008, o mundo ficou petrificado ao descobrir a história passada em Amstetten, Áustria.
Josef Fritzl, um respeitado homem de negócios, marido e pai, foi preso e acusado de abusar sexualmente da sua filha durante 24 anos.
Durante este tempo, ela deu à luz sete filhos, que também eram seus irmãos, enquanto viviam fechados no sótão da sua própria casa, sequestrados e impossibilitados de ver a mera luz do sol.

Este documentário revelador apresentado pelo Odisseia, investiga o que levou Josef Fritzl a cometer estes actos e dará voz às pessoas que estiveram em contacto com ele, aos seus amigos de infância, familiares, vizinhos, o seu melhor amigo e até o seu psiquiatra. Conheceremos também uma mulher que Fritzl atacou e tentou violar anos atrás.
E poderemos escutar as declarações de Fritzl sobre o brutal sequestro da sua família, enquanto tenta justificar os seus crimes atrozes.
Não perca este documentário de entrevistas exclusivas e imagens nunca antes vistas em televisão, como por exemplo vídeos caseiros das suas férias de Verão, arquivo único de fotografias pessoais que construirá um retrato comovente deste homem apelidado «o monstro».

Realizador: David Notman-Watt
Produtor: Back 2 Back Productions
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2009
Exibição: Domingo 23, 22:00h
Repetição: Segunda-feira 24, 11:00h

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.