Vários espectadores apresentaram queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social devido a um episódio da série infantil "Destemidas", confirmou o Correio da Manhã. A produção francesa, que se centra nas histórias de mulheres importantes na história mundial, é transmitida no programa "Zig Zag", da RTP2.

As queixas centram no episódio sobre a femininista francesa Thérèse Clerc, ativista pelos direitos das mulheres. O episódio da série de animação aborda temas como o aborto, homossexualidade, feminismo, divórcio e religião.

Segundo a ERC, citada pelo jornal, as queixam "encontram-se em apreciação pelos serviços da Entidade".

O tema também tem dado que falar no Facebook, depois de uma página ter partilhado o episódio. Nos comentários do vídeo, vários espectadores avançam ainda que enviaram várias denúncias ao Provedor do Telespectador.

Em comunicado citado pelo Observador, o Provedor da RTP Jorge Wemans frisa que "a intenção do programa era a de tornar tranquila essa relação com o facto de muitos adolescentes se interrogarem sobre a sua identidade de género". O Provedor adianta ainda que determinou que a série fosse retirada da RTP Play e que não voltasse a ser exibida.

Esta quinta-feira à noite, o episódio da série voltou a estar disponível na plataforma da RTP, sendo apenas retirado da área dedicada ao público infantil.

No site, a RTP2 adianta que a série conta "as histórias de mulheres excecionais que foram além das convenções e preconceitos". Histórias de mulheres excecionais, ousadas e decididas que fizeram o que quiseram e lutaram pelos seus sonhos. Mulheres de ideais, épocas, idades e mundos muito distintos, que foram capazes de ir para além das convenções e preconceitos sociais e triunfaram perante as adversidades. Cientistas, atrizes ou ativistas que desejaram ser independentes, viajar, ser úteis, estudar, trabalhar, chegar ao poder de um país, ou simplesmente... salvar um farol", avança o canal na sinopse.

* Notícia atualizada às 11h17 do dia 26 de junho

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.