"A Guarda do Leão: O Regresso do Rugido" é a nova aposta do canal Disney Junior, que traz novas personagens mas recupera algumas das mais icónicas do filme de 1994.

O telefilme, a que se seguirá uma série, tem como protagonista Kion, o segundo filho de Simba e Nala, que assume o papel de líder da Guarda do Leão, um grupo composto pelos mais corajosos animais que tem como tarefa garantir que o ciclo da vida segue o seu curso natural.

Nancy Kanter, Vice-Presidente Disney Junior Worldwide, esteve à conversa com o SAPO MAG sobre como foi dar nova vida ao universo de um dos filmes incontornáveis da Disney.

O que vos fez querer trazer o universo de "O Rei Leão" de volta mais de 20 anos depois da estreia do filme?

À medida que nos aproximámos do 20º aniversário do filme, começámos a pensar nisso. O filme era uma parte tão importante do legado da Disney, o musical de palco ainda continua a ser visto por famílias de todo o mundo, por isso, claramente que a história e a mensagem de "O Rei Leão", apesar de terem passado 20 anos, ainda são muito importantes e estão muito presentes. Decidimos que, se quiséssemos fazer uma extensão desse universo seria uma mais específica para a nossa audiência do Disney Junior, de crianças mais pequenas com idades entre os 2 e os 7 anos.

Queríamos criar algo que encaixasse na história original, que respeitasse o que o filme original ainda significa para as pessoas mas que nos levasse por um novo caminho. E quando o Ford Riley, um argumentista e produtor com quem já tínhamos trabalhado, nos apresentou a sua ideia para "A Guarda do Leão", ficámos muito entusiasmados e decidimos avançar.

Primeiro vem o filme para televisão e depois uma série. Porque é que decidiram dar estes dois passos?

Achámos que precisávamos de uma história mais longa do que os nossos habituais episódios de meia hora para a estreia, que nos desse o contexto sobre o que é e porque existe uma guarda do leão, porque é que o Kion, a personagem principal, foi escolhido para a liderar e que fosse uma espécie de mini-filme. Queríamos que se tornasse num evento que colocasse em frente à televisão pais, avós, filhos e netos.

Para além de Simba e Nala, há outras personagens do filme original que vão regressar na série?

Sim, temos um regresso do Mufasa (pai de Simba), que volta como uma espécie de presença celestial a aparecer no céu, como já acontecia no filme. Ele serve de conselheiro ao Kion quando ele precisa. O Timon e o Pumba também voltam com o mesmo humor e a mesma energia. O Zazu também aparece e quem sabe se o Scar (vilão do filme) poderá aparecer também. Temos muitas das personagens originais a entrar e a sair mas a base da história são na verdade as novas personagens.

Como é que acham que as novas gerações, que podem eventualmente não conhecer "O Rei Leão", vão reagir a esta nova série?

Nós fazemos muitos testes com crianças antes de os programas irem para o ar e devo dizer que é surpreendente ver quantas crianças na faixa etária da audiência do nosso canal conhecem "O Rei Leão". Mesmo que não tenham visto o filme todo, têm a percepção de que viram. Mas mesmo para algumas crianças que nunca ouviram falar do filme, a reação tem sido extremamente positiva. A ideia de ter um grupo de animais diferentes que trabalham em equipa, têm uma série de aventuras, se apoiam mutuamente e que têm talentos específicos, é muito apelativo para as crianças.

Podemos esperar ver mais personagens Disney dos filmes a ganhar novas séries na televisão?

Temos sido muito bem sucedidos com alguns programas com personagens que nos foram dadas pela herança Disney. Temos obviamente a "A Casa do Mickey Mouse" e também pegámos no universo de Peter Pan em "Jake e os Piratas da Terra do Nunca". Temos uma enorme oferta de personagens Disney que podemos trazer para os nossos programas e reinterpretar numa nova história para um público novo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.