A RTP comemora 53 anos de vida no próximo domingo, dia 7 de Março, com uma emissão especial de três horas a partir de Moçambique. No comando da apresentação estará José Carlos Malato, que nesse mesmo dia celebrará o seu próprio aniversário: 46 aninhos.

José Fragoso, director de Programas da RTP, contou a SapoTV como tudo se vai passar:
«Vai ser um especial dedicado à cooperação entre os países lusófonos. O Malato estará a conduzir a emissão a partir de Maputo, durante a tarde, e vai partilhar o programa com outros apresentadores nos restantes países».

Malato viaja para Moçambique já nesta quarta-feira, dia 3, e só volta no dia 9, terça. O apresentador nunca foi a África e está a preparar a viagem com todo o cuidado: já levou as vacinas da tifóide e da febre amarela, reforçou a do tétano e amanhã, terça-feira, véspera do voo, tomará os comprimidos contra a malária.

José Carlos Malato nasceu em Monforte (Portalegre), onde há um largo com o seu nome. Apresentador de TV, locutor e «copywriter», já leva três décadas de vida profissional. Estreou-se na rádio em 1985, numa estação pirata de Tires (Cascais), passou pela Miramar, Rádio Comercial da Linha, XFM, Rádio Renascença, RFM e RDP-Antena 3.

Licenciado em Ciências da Comunicação, frequentou Filosofia. No pequeno ecrã, o seu percurso divide-se entre a SIC e a RTP. Programas como «Portugal no Coração», «Um Contra Todos», «A Herança», «Sexta à Noite com José Carlos Malato» e «Jogo Duplo» colocaram-no entre a nata dos apresentadores de televisão em Portugal.

(Texto: Nuno Trinta de Sá)