"Ele acorda muito cedo para ajudar a sua querida mamã. Mas um dia a tristeza chega ao seu coração.
A mamã tem que partir, cruzando o mar p'ro outro país." Começa assim, há 40 anos, a série de animação "Marco", que conta a história do jovem italiano que vive em Génova, Itália, com a sua família.

"Marco", série que se baseia em uma pequena parte do romance "Cuore" de Edmondo De Amicis, estreou há 40 anos, no dia 4 de janeiro de 1976.

Transmitida em Portugal pela RTP, a história decorre em 1981, durante um período de depressão em Itália e acompanha a família de um jovem rapaz.

Na série, o pai de Marco é um médico que pouco recebe pelas consultas aos mais carenciados. Com as dificuldades financeiras a aumentar, a mãe do jovem decide ir trabalhar para a Argentina.

Depois de dois anos sem receber novidades da mãe, Marco atravessa o Atlântico com o seu macaco de estimação na esperança de a reencontrar. Durante 52 episódios, o jovem procura a mãe, sendo muitas vezes engando, o que dificulta o concretizar do seu sonho.

A série foi dobrada para vários países, entre eles Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha. "Marco" também chegou aos países árabes, onde era conhecida por "Adeus Marco" ("Wada'an Marco").

Em Portugal, a série de animação estreou a 22 de maio de 1977 na RTP1. "Marco" chegou também ao VHS e contava com as vozes de Ana Madureira (Marc), Teresa Madruga (Ana Rossi), José Gomes (Pedro) e de António Feio como António Paulo.

A história de Marco e da sua família inspirou também dois filmes, em 1980 e em 1999.