A noite de 23 de junho da RTP 2, a partir das 22:40, é dedicada ao cinema africano de língua portuguesa inspirado na obra do escritor moçambicano Mia Couto.

«Terra Sonâmbula», filme realizado por Teresa Prata, centra a sua ação em Portugal e Moçambique, foi filmado em 2007 e Muidinga e Tuahir são os nomes dos personagens principais.

«Muidinga lê no diário, encontrado ao lado de um cadáver, a história de uma mulher que, encerrada num navio, procura o filho. Muidinga convence-se de que ele é o menino procurado no diário. Vai então ao encontro da mulher, com Tuahir, um velho seco e cheio de histórias que o trata como filho», contextualiza a RTP.

«A viagem é dura: eles movem-se entre refugiados em estado de delírio. Para não enlouquecerem, têm-se um ao outro. A estrada por onde caminham, como sonâmbulos, é mágica: entende os seus desejos e move-os de um lugar a outro, não os deixando morrer enquanto eles não alcançarem o tão sonhado mar», adianta o canal público.

Tânia Adelino, Cândido Andrade e Valdemar António são os atores que figuram neste filme.

«O Último Voo do Flamingo» fecha a «Sessão Dupla» da RTP 2. Realizado por João Ribeiro em Portugal e Moçambique, no decorrer do ano 2010.

«Tizangara, uma pequena vila perdida no interior de Moçambique, poucos meses depois do fim da Guerra Civil. Cinco misteriosas explosões matam outros tantos soldados da Missão de Paz das Nações Unidas. Provas do crime? Apenas pénis decepados e os emblemáticos capacetes azuis», detalha a RTP.

É este o ponto de partida para uma «enigmática investigação» conduzida pelo oficial de serviço designado pelas Nações Unidas, o Tenente-Coronel italiano Massimo Risi.

Os papéis de «O Último Voo do Flamingo» são interpretados por Adriana Alves, Carlo D'Ursi e Cláudia Semedo.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.