O corpo do ator Pedro Lima foi encontrado na manhã deste sábado, dia 20 de junho, na Praia do Abano, no Guincho, confirmou a TVI ao SAPO Mag. As causas da morte ainda não são conhecidas.

Segundo fonte da Autoridade Marítima, pessoas próximas do ator manifestaram de manhã, cerca das 8h20, à PSP a sua preocupação pela ausência de Pedro Lima, por causa de uma carta deixada por este, tendo a esta força de segurança alertado a Polícia Marítima e o capitão do Porto de Cascais acionado os meios de busca.

Para o local foram dirigidos o piquete da Polícia Marítima, meios da estação de salva-vidas de Cascais, a que se juntaram posteriormente os bombeiros e GNR de Alcabideche, PSP de Cascais e ainda um helicóptero da Força Aérea, que sobrevoou a praia às 10h10.

O corpo foi encontrado às 10h20 por elementos de uma lancha salva-vidas.

No início, adiantou a fonte, foi encontrado a viatura de Pedro Lima, com os seus pertences, numa falésia, junto à praia, e depois foi descoberto o corpo do ator junto ao mar.

Foi chamada uma ambulância do INEM, que recolheu o corpo do ator, tendo a Polícia Judiciária (PJ) sido deslocada para o local para tratar do expediente processual, que será enviado para o Ministério Público, explicou a fonte à Lusa.

A TVI lamentou a "partida inesperada e brutal", num "dia chocante que abre uma tormenta de emoções e deixa um pesar enorme entre todos".

"A TVI endereça à família, neste momento de dor imensa, sentidas condolências. O Pedro era um dos mais versáteis atores  da sua geração. E um operário desta indústria, no cinema , no teatro e na televisão. Sempre disponível, sempre afável, sempre pronto para trabalhar", frisa a TVI, em comunicado publicado no site.

O ator de 49 anos fazia atualmente parte da série "Espírito Indomável", com a personagem Tristão. Já na novela "Amar Demais", cujas gravações foram recentemente retomadas, Pedro Lima vestia a pele de Gonçalo Macedo.

Ao longo da carreira, Pedro Lima participou em dezenas de projetos no pequeno e no grande ecrã. Na televisão, o ator fez parte do elenco de produções como "Todo o Tempo do Mundo", "Olhos de Água", "Super Pai", "Anjo Selvagem", "Inspector Max", "Fala-me de Amor", "Sentimentos", "Espírito Indomável", "A Única Mulher", "Massa Fresca" ou "A Herdeira".

Pedro Lima tinha cinco filhos. Além de ator, foi atleta olímpico na modalidade de natação, por Angola, tendo representado o país em 1988 e 1992. Ganhou ainda uma medalha de ouro e outra de bronze nos Jogos Pan-Africanos de 1991.

Nas redes sociais, Nuno Santos, diretor de programas da TVI, já reagiu à morte do ator. "O Pedro Lima partiu. Uma partida inesperada e brutal. É um dia chocante que abre uma tormenta de emoções e deixa um pesar enorme entre todos. Todos, sem exceção. A TVI endereça à família, neste momento de dor imensa, sentidas condolências.O Pedro era um dos mais versáteis atores da sua geração. E um operário desta indústria, no cinema , no teatro e na televisão. Sempre disponível, sempre afável, sempre pronto para trabalhar. A sua relação com a TVI tinha mais de duas décadas, mas cada projeto parecia ser sempre o primeiro", escreveu na sua conta no Instagram.

"Não pode, não pode, não pode ser. Meu querido Pedro. Sempre com este sorriso, um abraço sincero, só a querer ser feliz. Um grande beijinho no coração à Ana e aos filhos. Isto é muito triste. Estou chocada", frisou Cristina Ferreira nas redes sociais.

Na sua conta no Instagram, Nuno Markl também reagiu à morte do ator de 49 anos. "Em choque total com a notícia da morte do Pedro Lima. Começámos juntos, eu como guionista, ele como apresentador, ambos verdíssimos na vida e no trabalho, no Magacine da RTP. Mais tarde, ele incumbiu-me de uma das tarefas mais marcantes da minha carreira, traduzir Os Melhores Sketches dos Monty Python para teatro. Disse-lhe algumas vezes que ele era o mais próximo do Clark Kent e do Super-Homem que conheci na vida real. Isto é muito triste. Um grande, grande abraço para a família", escreveu o humorista.

"Que choque! Paz à sua alma! Os meus sentimentos aos filhos, mulher, família e amigos. Até sempre, Pedro", escreveu o apresentador Daniel Oliveira.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.