O advogado da Califórnia Jeff Mudgett ficou estupefacto ao tomar conhecimento, no seu 40º aniversário, de um hediondo segredo de família: o seu trisavô foi o Dr. H. H. Holmes, considerado o primeiro assassino em série da América.

Desde então, obcecado em saber mais, segue o rasto de pistas e factos históricos que irão, com sorte, provar a sua teoria de que Holmes chegou mesmo a viajar para Inglaterra para cometer os homicídios que são atribuídos a Jack, o Estripador.

Esta investigação leva-o até aos locais mais infames dos Estados Unidos, incluindo os túneis existentes sob o atual posto de Correios em Chicago, onde outrora funcionava o ‘Castelo da Morte’ de Holmes, um hotel com passagens e quartos secretos e onde as suas vítimas tiveram um triste final.

A partir daqui, e ao longo de oito capítulos, "O Estripador" torna-se do novo destaque do Canal História nas noites de domingo. Mas há outras iniciativas associadas à investigação antes da estreia.

Para promover a série, o canal vai proporcionar uma experiência inédita, ao abrir nos dias 16 e 17 de setembro o Escape Room "O Estripador", inspirado no misterioso Hotel de H.H. Holmes, na Rua dos Douradores, 13, em Lisboa.

O desafio tem a duração de uma hora. Em cada horário disponível podem participar até 20 pessoas, que serão divididas em grupos de quatro. Haverá cinco circuitos com três salas em cada. Nas diferentes salas os participantes deverão descobrir, no máximo de 20 minutos, os enigmas sobre H.H. Holmes. Cada enigma dará acesso à chave da sala seguinte. O objetivo será ultrapassar todas as etapas com sucesso para escapar e evitar ser mais uma das vítimas que fazem parte da lenda de Holmes.

Os interessados em participar e embarcar devem fazer a inscrição aqui.

O Canal História lançou também um videojogo online interativo no seu site oficial, inspirado na série, adaptado para navegadores de PC e telemóvel. O jogador será transportado para Chicago no ano de 1893 para assistir à Exposição Universal que se celebrou naquele ano, mas cometeu o erro de se instalar no Hotel de H.H.Holmes. O jogo tem como finalidade escapar com vida, em apenas quatro minutos, do macabro Hotel de H.H.Holmes.

"Queremos continuar a surpreender o nosso target não só através das nossas séries, mas também através de experiências e iniciativas diferentes que lhes proporcionem conhecimento. Várias são as teorias sobre a verdadeira identidade do famoso assassino de Londres, Jack, o Estripador, por isso preparámos esta viagem assombrosa e este jogo interativo que promete mostrar um fiel reflexo daquele que foi um dos maiores criminosos da história", refere Carolina Godayol, Diretora Geral do History Channel Ibéria.