O lendário actor Peter Graves, conhecido como «Jim Phelps», o líder da série de espionagem de culto «Missão Impossível», morreu, ontem, domingo, 14 de Março, a quatro dias de completar 84 anos. O actor terá sido vítima de um ataque cardíaco quando regressava à sua casa, no bairro Pacific Palisades, em Los Angeles, após um almoço de família. Peter Aurness, de seu nome verdadeiro, terá caído à porta da residência. Uma das filhas ainda tentou reanimá-lo, mas sem sucesso.
Peter Graves fez história na televisão a partir dos anos 60, altura em que assume a personagem de «Jim Phelps», o líder da IMF - Impossible Mission Force, a força secreta que executa missões impossíveis ao serviço do Governo norte-americano.
Cabia à carismática personagem receber as instruções para cada missão. São poucos os que esquecem o final da primeira cena dos episódios, após o líder receber as indicações por meios gravados e altamente sofisticados: «Lembre-se, Jim, se algum dos membros for apanhado, o Governo negará qualquer envolvimento». E, claro, o célebre remate do senhor dos olhos azuis: «Esta cassete autodestruir-se-á dentro de segundos».
Seguia-se o genérico da série, composto por Lalo Schifrin, considerado, ainda hoje, como um dos temas mais emblemáticos da história da televisão e, mais tarde, do cinema, através da adaptação ao grande ecrã da popular série em três sequelas interpretadas por Tom Cruise.
«Missão Impossível» esteve no ar de 1966 a 1973 e entre 1988 e 1990, primeiro nas televisões norte-americanas; e, depois, nos canais do mundo inteiro. Foi vencedora de vários prémios da indústria e o malogrado actor foi um dos galardoados com o Globo de Ouro, em 1971, pelo seu papel na série de culto.
Peter Graves participou em mais de 100 filmes e séries ao longo da sua carreira, entre eles «Aeroplano» (1980), «Aeroplano 2» (1983), «A Família Adams 2» (1993) e «Men in Black» (2002). Mais recentemente, em 2005, pôde ser visto, numa participação especial, num dos episódios da famosa série «Dr. House».
Só em Outubro de 2009 é que o actor recebeu a sua estrela no Hollywood Boulevard, o simbólico «Passeio da Fama» das celebridades.
Peter Graves pode ser recordado pelos portugueses, todos os dias, na RTP Memória, às 14h e às 21h30m. O canal público tem exibido a série da autoria de Bruce Geller, gravada em 1966.
Além de Peter Graves («Jim Phelps») o elenco fixo conta com os espiões Barbara Bain (a actriz «Cinamon Carter»); Martin Landau (o mestre do disfarce «Rollin Hand»), Greg Morris (o génio informático «Barney Collier») e, ainda, Peter Lupus e Steven Hill.
Comentários