A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) chumbou a decisão de demitir Vítor Loureiro e João Fernando Ramos, diretores adjuntos da direção de informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho.

Em comunicado, a ERC “deliberou não dar parecer favorável às destituições”, alegando que “o operador público não fundamentou adequadamente os pedidos de exoneração”.

Maria Flor Pedroso, Cândida Pinto, Helena Garrido, Hugo Gilberto e António José Teixeira, da nova direção de informação escolhida pela administração, não irão assumir, para já, as funções. Vítor Loureiro e João Fernando Ramos vão continuar nas suas funções.

Já foram entrentanto enviados mais esclarecimentos e fundamentações à ERC. Caso a entidade aceite as nomeações, Cândida Pinto e Helena Garrido vão substituir os dois diretores adjuntos e terão de assinar um contrato de trabalho em regime de comissão de serviço.

O Conselho de Administração da RTP anunciou em 12 de outubro que tinha nomeado a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de diretora de informação da RTP, substituindo Paulo Dentinho.

"O diretor de informação da RTP colocou o seu lugar à disposição do Conselho de Administração" e o órgão liderado por Gonçalo Reis "decidiu aceitar a disponibilidade e substituir Paulo Dentinho como diretor de informação da RTP", referiu a empresa em comunicado.

"O Conselho de Administração da RTP decidiu nomear a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de Diretora de Informação de Televisão da RTP, tendo iniciado o processo formal de recolha de pareceres junto da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e do Conselho de Redação da RTP", concluiu.

RTP "já submeteu à ERC" fundamentação da diretoraE

m comunicado, a administração da RTP refere que "convidou a nova diretora de informação de televisão, Maria Flor Pedroso, a formar a sua equipa em total liberdade. Proposta que a administração aceitou na íntegra, bem como a sua fundamentação".

Ora, "nessa linha de autonomia, o Conselho de Administração da RTP considera que quem está em melhores condições para explicitar a fundamentação da constituição da equipa de informação de televisão perante a ERC é a própria diretora de informação", prossegue.

"Aliás, esteve marcada uma audição a Maria Flor Pedroso com esse objetivo, posteriormente suspensa por iniciativa da Entidade Reguladora para a Comunicação Social", aponta o Conselho de Administração liderado por Gonçalo Reis.

"Em consequência deste processo, a RTP já submeteu à ERC o pedido de aprovação da equipa da Direção de Informação, acompanhado da fundamentação da diretora de informação", salienta, sublinhando tratar-se de "fundamentação" que espera que "tivesse sido apresentada na audição que não chegou a realizar-se".

Este entendimento, adianta o órgão, "é também partilhado pelo diretor adjunto cessante Vítor Gonçalves que esta manhã colocou o seu lugar à disposição, no sentido de assegurar 'o princípio da liberdade da nova Diretora de Informação de constituir a sua equipa'".

Notícia atualizada às 14h57.