Os três operadores nacionais RTP, SIC e TVI decidiram fundar uma nova Associação responsável pela medição das audiências de televisão em Portugal. Em comunicado enviado pela RTP, os canais frisam que objetivo é "seguir as melhores práticas internacionais" para a "promoção, modernização e a transformação futura da indústria televisiva em Portugal".

 "Os três operadores nacionais em sinal aberto reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas transparente, fiável e independente. Nesse sentido, irão convidar representantes de outros canais de televisão em Portugal, assim como stakeholders do mercado televisivo, a fazerem parte desta nova associação que ficará responsável pela gestão da medição de audiências durante o ano de 2019 e pelo lançamento de um concurso internacional para a prestação do serviço de medição de audiências para um prazo mais alargado, a partir de 2020", avançam em comunicado.

Os canais sublinham ainda que o "Modelo de Governo da nova Associação responsável pela gestão do sistema de medição de audiências de televisão em Portugal garantirá a representatividade do mercado e da indústria televisiva de forma inclusiva, transparente e eficaz,  e implementará as melhores práticas internacionais na medição das audiências televisivas dos canais que operam em Portugal".

A RTP, SIC e TVI anunciaram há DUAS semana ter acordado com a GfK a medição das audiências por mais um ano, para garantir a estabilidade no mercado, período durante o qual será lançado um concurso internacional.

Tendo em conta que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de dezembro e, "não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses", referiram.

"Nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado", adiantaram as três televisões generalistas.

No comunicado então emitido, a RTP, SIC e TVI manifestaram-se “disponíveis para incluir no referido acordo outros representantes do setor e do mercado".