Depois do Jornal de Notícias ter revelado que a TVI entregou "por lapso" 25 mil euros a João Lopes, de Guimarães, o Correio da Manhã conta que aconteceu um caso semelhante na última semana.

Alexandre Assalino, de 86 anos, da Figueira da Foz, recebeu uma chamada do programa, mas a felicidade durou menos de cinco minutos. "Ligou-me a Leonor Poeiras no último domingo a dizer que tinha ganho 2500 euros", contou o espectador ao jornal, explicando que a sua esposa liga habitualmente para os concursos televisivos. "Só que depois disseram para aguardar e no mesmo telefonema informaram-me que foi um engano", explica.

"Isto é indecente. Ele, que é uma pessoa doente, ficou num estado lastimoso", lamenta o irmão do espectador da TVI em declarações ao CM.

No espaço de um mês, a TVI já entregou dois prémios por lapso.  Segundo o Jornal de Notícias, no início de fevereiro, João Lopes, de Guimarães, recebeu um telefonema dos apresentadores do programa com a boa notícia. Porém, dias depois, a produção do programa das tardes de domingo da estação de Queluz de Baixo ligou ao espectador a dizer que se tinha tratado de um engano.

De acordo com o jornal diário, João Lopes não estava inscrito no concurso da TVI, mas pensou estar a ser contactado visto que a sua filha teria ligado para o número de valor acrescentado duas semanas antes.

"A TVI não tem registo de qualquer chamada durante o período de habilitação" do concurso, pelo que "seria impossível" o espectador ganhar o prémio, explicam os responsáveis, frisando que se "tratou-evidentemente de um lapso".

Ao JN, a TVI sublinhou que este tipo de erro nunca tinha acontecido nos últimos seis anos, assegurando que o verdadeiro premiado já foi contactado.

De acordo com o jornal, a Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, que fiscaliza o concurso, mandatou um agente da PSP para assegurar que as regras são respeitadas todos os programas.

O Ministério está a investigar os lapsos ocorridos nas últimas semanas, avança o jornal diário.

O programa "Somos Portugal" oferece semanalmente vários prémios em cartão. Para se habilitarem a vencer, os espectadores têm de realizar uma chamada de valor acrescentando (0,60 euros mais IVA).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.