Depois de ter gastado 6,2 milhões de dólares (5,9 milhões de euros) numa obra de arte que consistia numa banana pendurada na parede com uma fita adesiva prateada, um empresário sino-americano cumpriu a sua promessa e comeu a fruta esta sexta-feira. "Está realmente muito boa", declarou.
“Pão, Rosas e Liberdade”, da Apple TV+, foi gravado com telefones, resultando na representação comovente das histórias entrelaçadas de três mulheres afegãs.
Cillian Murphy, Paul Mescal, Sally Rooney, Claire Keegan e os Fontaines D.C. são alguns dos protagonistas de um renascimento cultural e criativo nos últimos anos.
A banda Decline and Fall junta os músicos Armando Teixeira e Hugo Santos ao escritor Ricardo S. Amorim, num processo que tem sido feito de rapidez e inspiração e estreado em palco no Amplifest, em novembro.
A companhia Marionet vai apresentar em Coimbra “O Virtuoso”, peça inglesa de 1676 que é tida como a primeira que tem um cientista como protagonista, numa altura em que a ciência moderna dava os primeiros passos.
O romance neerlandês “Max Havelaar”, de Multatuli, um clássico sobre a desumanidade da colonização, que inspirou o comércio justo e “matou o colonialismo”, tem mais de 160 anos, mas “perdura e perdurará como inspirador para quem luta pela justiça social”.
O rapper francês Solo, do grupo Assassin e precursor do breakdance em França, afirmou ter sido vítima, na adolescência, do DJ americano e pioneiro do hip-hop Afrika Bambaataa, já acusado de agressão sexual a um menor nos Estados Unidos.
Três óperas e cerca de 20 concertos, um deles dedicado a mulheres compositoras, constituem a programação do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) para o primeiro quadriénio do próximo ano, que irá circular pelo país.
“A Corrida das Folhas” é o título do primeiro livro infantil de Joana Godinho, onde convida os leitores a embarcarem numa viagem sensorial de outono, que tem como pano de fundo a floresta que ainda recorda ou imagina.
Exposições dedicadas à obra dos artistas Chantal Akerman, Roberto Burle Marx e António Bolota são algumas das propostas do museu do Centro Cultural de Belém (CCB) para 2025, segundo a programação apresentada esta semana pela direção artística, em Lisboa.
O antropólogo Paulo Lima considera que a classificação como Património da Humanidade pela UNESCO deu “visibilidade” ao cante alentejano e “dignidade” aos cantadores, mas lamentou que falte ainda uma estratégia transversal para a sua valorização.
O desenhador português André Carrilho edita esta semana uma edição ilustrada de “A Metamorfose”, de Franz Kafka, ainda no contexto do centenário do nascimento deste escritor.
Obras de Paula Rego, Helena Almeida, Julião Sarmento, Paulo Nozolino e Nan Goldin fazem parte das 210 peças de arte que compõem a nova exposição de Serralves intitulada “Canção contemporânea”, que estará patente até 1 de junho.
O Instituto Cultural de Macau (ICM) anunciou na quarta-feira uma consulta pública sobre a possível inscrição de 12 manifestações, incluindo a dança folclórica portuguesa, na Lista do Património Cultural Intangível do território.
O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo retorna em junho de 2025, para a sua oitava edição, com a autora Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, como residente literária.