"Toy Story 4" teve a melhor estreia de sempre nas salas de cinema dos EUA e de outros mercados, mas foi categoricamente batido nas salas de cinema chinesas por "A Viagem de Chihiro".

Sim, o popular clássico da animação com quase 20 anos de Hayao Miyazaki vencedor de um Óscar que só agora chegou aos grandes ecrãs na China.

Bilheteiras: "Toy Story 4" tira salas de cinema da crise dos milhões
Bilheteiras: "Toy Story 4" tira salas de cinema da crise dos milhões
Ver artigo

Segundo a Variety, a estreia do filme da Pixar arrecadou o equivalente a 13,2 milhões de dólares, mas o primeiro lugar foi para o clássico dos estúdios Ghibli, com 28 milhões.

As receitas de bilheteira na China dependem bastante das escolhas dos proprietários locais das salas: "A Viagem de Chihiro" representou cerca de 30% das sessões durante o fim de semana, enquanto as de "Toy Story 4" ficaram pelos 18%.

O aumento da tensão comercial entre os EUA e a China está a ser apontado como um factor para esta "desvalorização".

Em abril, "Vingadores: Endgame" conseguiu 614 milhões porque os cinemas chineses praticamente não exibiram mais nenhum filme: no auge do fenómeno, 99% das sessões eram do filme da Marvel.

"A Viagem de Chihiro" é a segunda "estreia" chinesa recente das animações da Ghibli: uma versão restaurada de "O Meu Vizinho Totoro", de 1988, também de Miyazaki, conseguiu 25 milhões em dezembro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.