Desde o ano 2000 que o
American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de «reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI». No ano seguinte, começou também a distinguir a televisão, que também tem direito a uma seleção das 10 melhores séries.

Agora que a lista de nomeados ao Óscar de Melhor Filme pode ter até 10 nomeações, o Top 10 do AFI assume importância acrescida na previsão das escolhas da Academia de Ciências e Artes de Hollywood. Em 2010, por exemplo, nove dos 10 distinguidos pelo AFI foram também nomeados ao Óscar de Melhor Filme.

Este ano, o colégio de 13 artistas, historiadores e profissionais do AFI (que inclui nomes como Peter Travis, Leonard Maltin e Whoopi Goldberg) escolheu a seguinte dezena de filmes como os melhores de 2010, por ordem alfabética do título norte-americano:

-
«A Melhor Despedida de Solteira», de
Paul Feig

- «The Descendants», de
Alexander Payne

-
«Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres», de
David Fincher

-
«As Serviçais», de
Tate Taylor

-
«A Invenção de Hugo», de
Martin Scorsese

-
«J. Edgar», de
Clint Eastwood

-
«Meia-Noite em Paris», de
Woody Allen

-
«Moneyball - Jogada de Risco», de
Bennett Miller

-
«A Árvore da Vida», de
Terrence Malick

-
«Cavalo de Guerra», de
Steven Spielberg

Este ano, o AFI decidiu conceder dois prémios especiais de cinema, a obras de excelência que não se integram nos seus critérios de nomeação, que inclui apenas produções norte-americanas.

-
«O Artista», de
Michel Hazanavicius

- A série
«Harry Potter»

Este ano, o colégio de 13 profissionais do AFI escolheu as seguintes 10 séries como as melhores de 2011, por ordem alfabética do título norte-americano:

- «Boardwalk Empire»

- «Breaking Bad»

- «Calma, Larry»

- «A Guerra dos Tronos»

- «The Good Wife»

- «Homeland»

- «Justified»

- «Louie»

- «Uma Família Muito Moderna»

- «Parks and Recreation»