Desde o ano 2000 que o American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de «reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI». No ano seguinte, começou também a distinguir a televisão, que também tem direito a uma seleção das 10 melhores séries.

Com a lista de nomeados ao Óscar de Melhor Filme a poder ter até 10 nomeações, o Top 10 do AFI assume importância acrescida na previsão das escolhas da Academia de Ciências e Artes de Hollywood.

Em 2013, as escolhas parecem estar a acertar em cheio nas preferências das outras instituições norte-americanas que também atribuem prémios aos melhores filmes do ano. Se há ausências notadas, parecem ser apenas as de
«O Clube de Dallas»,
«Blue Jasmine» e
«Quando Tudo Está Perdido», em rigor nenhuma delas muito surpreendente, já que os vários prémios que as fitas têm se concentram quase todos no campo das interpretações.

Este ano, o colégio de artistas, historiadores e profissionais do AFI escolheu a seguinte dezena de filmes americanos como os melhores de 2013, por ordem alfabética do título norte-americano:

-
«12 Anos Escravo»

-
«Golpada Americana»

-
«Capitão Phillips»

-
«Fruitvale Station - A Última Paragem»

-
«Gravidade»

-
«Her»

-
«A Propósito de Llewyn Davis»

- «Nebraska»

- «Saving Mr. Banks»

-
«O Lobo de Wall Street»

Este ano, o colégio de profissionais do AFI escolheu as seguintes 10 séries como as melhores de 2013, por ordem alfabética do título norte-americano:

- «The Americans»

- «Breaking Bad»

- «A Guerra dos Tronos»

- «The Good Wife»

- «House of Cards»

- «Mad Men»

- «Masters of Sex»

- «Orange is the New Black»

- «Scandal»

- «Veep»