É uma tradição: na véspera da cerimónia dos Óscares são conhecidos os vencedores dos Golden Raspberry Awards, mais conhecidos por Razzies, que distinguem os piores do ano na área de cinema.

O vencedor de pior filme do ano foi "Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party".

O controverso documentário sobre Hillary Clinton, inédito em Portugal, bateu "Um Avô Muito à Frente", "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça", "Deuses do Egipto", "O Dia da Independência: Nova Ameaça" e "Zoolander 2".

Dinesh D’Souza, o principal responsável, agradeceu por vídeo todos os prémios a que teve direito: Pior Filme, Ator e Realização.

A atriz que interpretou Hillary Clinton também foi considerada a pior das piores na sua categoria.

A lista das desonras de 2016 era liderada por "Zoolander 2", com nove nomeações, que acabou apenas por "ganhar" o prémio de pior atriz secundária: Kristen Wiig.

Mais azar teve "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça", também com nove nomeações: apesar de ter falhado na categoria de pior filme, foi considerado a pior "prequela/remake/eeploração/sequela" e teve ainda ao pior ator secundário (Jesse Eisenberg como Lex Luthor), pior combinação (Ben Affleck e Henry Cavill) e argumento.

O prémio de Redenção, atribuído a um antigo premiado ou nomeado dos Razzies que tenha feito um filme que o colocou "no bom caminho", foi atribuído a Mel Gibson, que voltou a estar nas boas graças da organização graças a "O Herói de Hacksaw Ridge", que também está nomeado para seis Óscares.

Entretanto, a Fundação Golden Raspberry continua a aguardar que Donald Trump vá levantar o prémio de pior ator secundário, que venceu em 1991 pelo desempenho em “Ghosts Can’t Do It”.

Os "prémios" foram votados por 757 membros distribuídos pelos Estados americanos e vários países estrangeiros, entre cinéfilos, críticos e pessoas ligadas à indústria cinematográfica americana.

Veja o anúncio dos "premiados".

LISTA DE "PREMIADOS"

PIOR FILME
Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party

PIOR PREQUELA/REMAKE/EXPLORAÇÃO/SEQUELA
Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça

PIOR ATOR
Dinesh D’Souza [como ele próprio) (Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party)

PIOR ATRIZ
Becky Turner [como Hillary Clinton] (Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party)

PIOR ATOR SECUNDÁRIO
Jesse Eisenberg (Batman v Super-Homem)

PIOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Kristen Wiig (Zoolander 2)

PIOR REALIZAÇÃO
Dinesh D’Souza e Bruce Schooley (Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party)

PIOR COMBINAÇÃO
Ben Affleck e o seu BFF [Baddest Foe Forever, Pior Inimigo Para sempre] Henry Cavill (Batman v Super-Homem)

PIOR ARGUMENTO
Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça

PRÉMIO REDENÇÃO
Mel Gibson