O "hoverboard", o mítico skate voador imaginado no filme "Regresso ao Futuro 2", ainda é um protótipo de laboratório, mas a Áustria já autorizou o seu uso, anunciou o ministério dos Transportes na véspera do dia em que decorre parte deste filme de 1989.

Considerado um "veículo de pequeno porte para uso fora da calçada", o "hoverboard" pode ser utilizado livremente "nos locais onde uma trotinete é usada", indicou o ministério em comunicado, afirmando que quer garantir aos utilizadores uma "segurança jurídica" na questão.

Dessa forma, o hoverboard pode ser usado nos lugares reservados para esse fim, como as pistas de skate, mas também em algumas ruas, principalmente de pedestres, continuou o ministério.

A única restrição é que o seu uso não represente "nenhum incómodo ou perigo para os utilizadores ou para o tráfego".

A regulamentação é mais restritiva para o modelo conhecido como "Pit Bull", que funciona com pequenos foguetes, explicaram as autoridades. Para circular com ele é necessária uma licença especial de piloto e uma autorização de voo, assim como uma permissão de embarcação caso o aparelho seja usado sobre a água.

O "hoverboard", uma fantasia para várias gerações de adolescentes (e de engenheiros) desde que apareceu no filme de sucesso, permanece apenas um protótipo de laboratório, a anos-luz do uso urbano.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.