A representante do comité de seleção do
Festival Internacional de Cinema de Busan, que decorre de 6 a 14 de outubro na Coreia do Sul, deslocou-se, no passado mês de junho, a Portugal para visionamentos e seleção de filmes, apresentando um programa que o festival considera representativo de várias épocas e tendências da cinematografia nacional.

Serão exibidos filmes de
Manoel de Oliveira,
João Canijo,
Edgar Pêra,
João Nicolau,
Miguel Gomes e
João Pedro Rodrigues. Com exceção de Manoel de Oliveira, que se encontra em Paris a rodar o filme «O Gebo e a Sombra» e de Miguel Gomes em pós-produção de «Tabu», todos os realizadores se deslocam a Busan para acompanhar a exibição dos seus filmes.

Paralelamente ao festival decorre uma conferência sobre cinema português na qual participam os realizadores presentes no festival.

Este programa especial integra as comemorações do 50º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a República da Coreia e conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Seul, da Missão para a Comemorações na Ásia do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Instituto do Cinema e Audiovisual e do Instituto Camões.

Os filmes
«O Barão», de Edgar Pêra, e
«Sangue do Meu Sangue», de João Canijo, serão exibidos no Festival Internacional de Busan no âmbito da secção World Cinema.

O Festival de Busan decorre paralelamente ao Mercado Asiático do Filme e é atualmente reconhecido como um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos a nível mundial.

Fonte: ICA

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.