Hollywood converteu-se no novo objeto de desejo dos gestores chineses, que compram estúdios e assinam acordos de colaboração, enquanto Pequim procura expandir sua influência cultural e reforçar seu desenvolvimento cinematográfico.

O gigante do comércio online Alibaba, detida pelo multimilionário Jack Ma, acaba de investir na empresa Amblin Partners, de Steven Spielberg, para poder coproduzir filmes destinados ao mercado chinês, em plena expansão.

A Amblin, criada em dezembro passado (não deve ser confundida com a Amblin Entertainment), inclui os estúdios DreamWorks e está por trás do filme infantil "O Amigo Gigante", lançado no último verão.

Mas é o grupo Wanda, fundado pelo homem mais rico da China, Wang Jianlin, um ex-militar com importantes vínculos políticos, que assina os maiores acordos.

Especializado inicialmente no setor imobiliário, o grupo procura converter-se num gigante do entretenimento. Investiu 3,5 mil milhões de dólares no início deste ano para adquirir o estúdio Legendary Entertainment (de "Mundo Jurássico", "O Cavaleiro das Trevas", "Godzilla").

Em julho, a imprensa americana afirmou que o grupo de Wang mantinha negociações para comprar uma importante participação na Paramount Pictures.

Por fim, em setembro, Wanda selou um acordo estratégico com a Sony Pictures para investir em filmes onde o investidor pretende 'insistir no componente chinês'.

Por outro lado, pode estar a negociar a aquisição da produtora que organiza os prestigiosos Globos de Ouro.

Wanda começou a consolidar a sua filial do entretenimento em 2012 ao comprar por 2,6 mil milhões de dólares a cadeia de cinemas AMC nos Estados Unidos.

Seguindo a mesma orientação, este ano pagou 1,2 mil milhões pelo Odeon & UCI, uma empresa de salas de cinema com base em Londres.

O grupo também assinou um acordo com a companhia americana IMAX Corp para uma abertura em breve de multiplexes na China.

Em setembro, o gigante tecnológico chinês LeEco contratou o ex-presidente da Paramount Pictures para dirigir Le Vision, a sua filial em Hollywood, que pretende produzir filmes em inglês para um público internacional.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.