JESSICA FOREVER

Jonathan Vinel e Caroline Poggi são os homenageados na secção Herói Independente e terão todas as suas curtas, feitas a solo ou em dupla, exibidas. “Jessica Forever” foi a estreia da dupla na longa-metragem.

A escolha recaiu particularmente no sentido de refletir um novo grupo de cineastas franceses que, de alguma forma, explora as novidades tecnológicas para propor novas formas de se fazer cinema. Autores do manifesto “Flame”, um deles, Yann González, já teve a honra da Competição em Cannes com o seu polémico “Knife+Heart”, enquanto Vinel e Poggi acabam por ser introduzidos ao público português com um filme que tem desafiado definições.

Segundo a Film Comment, “é um OVNI, um destes vindos do nada que exibem uma feroz sensibilidade não-conformista e o espectador nem consegue acreditar que foram produzidos”.

"Jessica Forever" passou pela secção Panorama do Festival de Berlim e dividiu os críticos. Para todos os efeitos, há um ar de distopia futurista e a história de uma guerreira no meio de um mundo tomado por órfãos…

OS JOVENS BAUMANN

Inserido de uma forma peculiar no “subgénero” da docuficção, “Os Jovens Baumann” propõe uma narrativa até certo ponto de suspense para especular o que teria acontecido aos protagonistas, jovens herdeiros de uma poderosa família agrária do sul de Minas Gerais até desaparecerem misteriosamente no início dos anos 90.

No início do filme, a realizadora Bruna Almeida de Carvalho avisa que o enigma nunca foi resolvido: o que é mostrado é uma recriação do que seriam as suas férias baseadas em fitas VHS filmadas por um dos membros da família.

Com um elenco, diálogos e situações muito eficazes, fica a sugestão da ausência por sobre esse quotidiano imaginado de pessoas desaparecidas.

NICE GIRLS DON’T STAY FOR BREAKFAST

Na secção Director’s, uma das propostas é esta obra que tem como base um ensaio filmado pelo fotógrafo Bruce Weber junto ao ícone do cinema americano Robert Mitchum.

Tempos antes da morte do ator, que faleceu em 1997, Weber acompanhou-o em encontros com amigos e saídas noturnas e até a cantar e gravar para um álbum que nunca chegou a ser lançado.

O material, que esteve guardado durante os 20 anos que se seguiram à morte de Mitchum, serviu agora de base para este tributo, que conta com participações especiais de Johnny Depp e Benicio del Toro, entre outros.