O grande vencedor da última edição do Festival de Berlim, "Sinónimos", encerra o IndieLisboa. Mas há muito mais para ver: o grande mestre do “jazz”, Miles Davis, aparece em “Birth of the Cool”, enquanto o francês “Treasure Island” surge como um dos preferidos do ano passado para os Cahiérs du Cinéma
O grande realizador iraniano é um dos grandes destaques do penúltimo dia do IndieLisboa com “3 Faces”, exibido em antestreia nacional. Já o realizador de “Boi Neon”, Gabriel Mascaro, regressa com “Divino Amor” e a mostra do cinema brasileiro conta com o mais contemplativo “Querência”.
O sul-coreano “Em Chamas”, que tem antestreia nacional no IndieLisboa um ano depois de vencer o Júri da Crítica no Festival de Cannes, será dos melhores momentos do evento. Já a secção de Música Independente reúne ilustres “indies” em “Parallel Planes”, enquanto Nina Paley subverte a Bíblia em “Sede
O festival encaminha-se para a reta final e exibe um potente registo documental sobre a participação da Roménia nas limpezas étnicas de Hitler, um imperdível relato sobre a juventude e o “rock’n’roll” na União Soviética dos anos 80 e um docudrama argentino que se debruça sobre uma mulher em crise ex
Num dia particularmente marcado por registos experimentais, o festival desafia o espectador com uma obra filmada em película 16mm com montagem não-linear (“Bait”), outra a compor uma espécie de quadro abstrato em movimento acelerado (“The Grand Bizarre”) e um exercício de longos diálogos e silêncios
O filme é uma adaptação da peça de teatro homónima, de Tiago Rodrigues, sobre a "dor de crescimento" de uma criança, num país no auge de uma crise económica.
O festival vai chegando a meio e, numa edição marcada pela forte presença do cinema brasileiro, surgem destaques como a vocação sociológica de “No Coração do Mundo” e a política abordada explicitamente em “Democracia em Vertigem”. Da Roménia vem o drama “Alice T”, eventualmente uma das propostas mai
Nesta segunda-feira, um dos destaques vem da secção Boca do Inferno, com os adolescentes e as diversas dimensões de “A Noite Amarela”. Na Competição, “Los Nombres de las Cabras” questiona os mitos da colonização espanhola.
Neste domingo, um dos grandes destaques do Indie é a parceria de Catarina Wallenstein com o realizador brasileiro Felipe Bragança para o alegórico "Tragam-me a Cabeça de Carmen M.", enquanto Solveig Nordlund passeia com Mia Couto pelo seu passado. A Competição avança com o universo LGBT de "So Prett
Sábado é o dia da única longa-metragem da dupla Jonathan Vinel e Caroline Poggi, os “heróis independentes” deste ano; do Brasil, “Os Jovens Baumann” são uma recriação de um mistério insolúvel e Robert Mitchum é o foco de “Nice Girls don’t Stay for Breakfast”.
A atriz Anna Karina, um dos rostos do cinema novo francês dos anos 1960, cancelou a ida ao festival de cinema IndieLisboa, por razões de saúde, anunciou hoje a organização.
No segundo dia do festival, a Competição avança com o “desaconselhado para maiores de 50 anos” “Ne Travaille pas (1968-2018)”, enquanto o IndieMusic propõe uma reflexiva peça “quase” sem música, “August At Akiko's” e Ivo Ferreira reimagina Macau em “Hotel Império”.
O festival arranca esta quinta-feira e, entre as propostas, o filme de abertura traz "The Beach Bum", o novo Harmony Korine desde “Spring Breakers”, enquanto “Present Perfect” reflete sobre o mundo do “streaming” e o brasileiro “Fabiana” conta a incrível história de uma camionista "trans".
O festival decorre até 12 de maio tendo como espaços principais a Culturgest, a Cinemateca e os cinemas São Jorge e Ideal. O SAPO Mag realizou uma panorâmica sobre todas as secções para sugerir 15 filmes incontornáveis da vasta programação. por RONI NUNES.
O realizador português Edgar Pêra estreia em maio, no festival IndieLisboa, três episódios da série audiovisual "Arquivos Kino-Pop", que documenta a história recente do pop rock português, na década de 1980.
Um documentário sobre as mulheres do rock português, outro sobre o músico João Ribas e uma série de vídeos para músicas dos Rollana Beat vão estar, em maio, no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema.