A Disney, empresa matriz da Lucasfilm - localizada em Singapura -, anunciou esta terça-feira que encerrará o estúdio de animação e efeitos visuais nos próximos meses por razões económicas.

O estúdio foi criado nos anos 2000 pela Industrial Light & Magic (ILM), fundada por George Lucas, criador de "Star Wars".

A sua sede em Singapura foi, por anos, o Edifício Sandcrawler, em homenagem ao transporte de "Star Wars" que inspirou o seu design. A Lucasfilm vendeu o prédio em 2021.

"Nos próximos meses, a ILM consolidará a sua pegada global e encerrará o seu estúdio em Singapura, devido a fatores económicos que afetam a indústria", disse a Disney em comunicado.

A empresa não especificou quantos funcionários seriam afetados.

Em fevereiro, a Disney anunciou a demissão de sete mil funcionários em todo o mundo, como parte de uma reorganização perante o enfraquecimento do seu tradicional ramo televisivo, da forte concorrência e da queda no número de subscritores do seu serviço de streaming Disney+.

"A decisão da Lucasfilm de encerrar as suas operações em Singapura é uma resposta às mudanças da indústria e das condições empresariais", indicaram a Autoridade de Desenvolvimento dos Media de Singapura (IMDA) e o Conselho de Desenvolvimento de Singapura (EDB) em comunicado conjunto.

No comunicado, a decisão é justificada pela "rutura causada pelos rápidos avanços tecnológicos, enquanto os estúdios enfrentam desafios relacionados a talento e lucro".

O estúdio esteve envolvido em produções de Hollywood de grande repercussão, como em "Homem de Ferro", "Os Vingadores" e os filmes de "Star Wars", de acordo com o site da EDB.