Após comprar a Pixar (2006), Marvel (2009) e Lucasfilm (2012), a Disney pode estar prestes a fazer a maior jogada do mundo do entretenimento: comprar a 20th Century Fox, um dos estúdios gigantes de Hollywood.

Neste momento não existem conversações, mas elas decorreram entre os dois estúdios nas últimas semanas, disseram fontes conhecedoras do processo tanto à CNBC como ao The Wall Street Journal.

Um potencial acordo envolveria principalmente os negócios de cinema e televisão, passando o império de comunicação social detido pelo empresário Rupert Murdoch a focar-se essencialmente em notícias e desporto.

A motivação principal é a escala crescente em redor dos conteúdos e distribuição: a gestão da Fox acredita que os primeiros não são viáveis a não ser que sejam distribuídos a uma escala maior, um departamento em que a Disney, como se pode ver só pelas receitas dos seus filmes, se tem destacado com grande sucesso.

Olhando para o cinema, são tremendas as implicações de juntar a Disney, que em 2016 ficou em primeiro lugar com 26% das receitas de bilheteira dos EUA, com a Fox, que foi terceiro com cerca de 13%: a Marvel voltaria por exemplo a recuperar os direitos da saga "X-Men" e "Quarteto Fantástico".

Além disso, a Disney ficaria com sagas como "Alien", "Planeta dos Macacos", "Predador", "Die Hard", "Kingsman", "Maze Runner" e... "Avatar", de que o realizador James Cameron está a preparar quatro filmes.

Qualquer potencial acordo terá de ultrapassar as regulações das autoridades da concorrência: como já tem a estação ABC, a Disney não poderá por exemplo comprar a estação FOX.

Também não pode combinar os direitos dos programas de desporto da Fox com os que detém através do canal ESPN porque isso poderia ser visto como monopólio do mercado.

Nesta fase não há garantias de que as conversações terão sucesso, mas as notícias sobre elas esta segunda-feira à tarde nos EUA foram suficientes para a cotação das ações da Fox em bolsa subirem 7%.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.